Home Finanças Pessoais 5 dicas simples para gastar menos com seu carro

5 dicas simples para gastar menos com seu carro

por Ricardo Pereira
0 comentário

Não é segredo para ninguém que os brasileiros possuem grande uma paixão pelo status que os carros oferecem, e esse comportamento muitas vezes acaba se transformando em verdadeiras ciladas para compradores irresponsáveis e desavisados que pensam muito mais nos valores das parcelas do que em quesitos importantes das finanças pessoais (ou mesmo itens fundamentais na escolha do veículo, como a segurança).

Felizmente, aqui no Dinheirama temos a enorme felicidade de contar com os textos magníficos do amigo e mentor Leandro Mattera, especialista no tema e alguém que conhece pessoas e carros como poucos.

Peço licença ao Leandro para escrever sobre carros e oferecer a você, leitor(a), 5 dicas que poderão ajudar a gastar menos com o carro.

Leitura recomendada: Carros: O Maior Erro na Hora da Compra. Evite-o a todo custo!

Dica 1: Observar a classificação do carro

Assim como certos tipos de produtos que são comprados nas lojas, os carros também recebem uma avaliação do Instituto Inmetro envolvendo questões de consumo, entre outros itens.

Por isso, uma das principais dicas para gastar menos com o carro é observar, antes de comprar, se a classificação que o carro recebeu foi igual ou próximo da letra A. Esses carros são os mais econômicos.

Dica 2: Atenção para o seguro do carro

A questão do seguro do carro também é outro ponto que deve ser observado pelas pessoas que querem economizar com o automóvel. Por isso, é muito importante pesquisar seguradoras que não utilizem somente a análise de perfil como sua principal fonte de registro do segurado.

Pesquise muitas empresas, afinal muitas vezes o barato pode sair caro. Muita atenção na escolha da seguradora, algumas são até um pouco mais caras, mas oferecem contrapartidas e atendimento diferenciado. Outro detalhe importante: preste atenção às coberturas contratadas na hora do fechamento do seguro.

Dicas 3: Estacionamentos

Os estacionamentos realmente são caros no Brasil, principalmente nas grandes cidades. Por conta do alto valor do gasto com estacionamento e até mesmo a insegurança que pode surgir deixando o carro em alguns lugares, muitas vezes utilizar o serviço de taxi ou de aplicativos como o Uber podem significar, além de economia substancial, a segurança de não ter nenhum problema com o carro.

Dica 4: Manutenção

A manutenção do carro é um dos itens mais importantes na hora de manter um carro conservado, o que significa economia de gastos hoje e no futuro. Faça a manutenção de forma adequada e cuide muito bem do carro, que é um bem de consumo caro e custoso.

Apesar dessa atividade ser muito importante, é essencial que o motorista sempre faça uma pesquisa sobre o tipo de serviço a ser realizado, já que uma simples manutenção pode sair mais cara que o esperado.

Se o carro é novo, atenção para a manutenção preventiva para não perder a garantia. Nesse quesito, mais uma vez o barato pode sair muito caro, pois trata-se de uma exigência das montadoras.

Ebook gratuito recomendado: 10 Atitudes para Transformar sua Vida Financeira em 2016

Dica 5: Multas e taxas

Outra dica de como gastar menos com o carro é ter cuidado com os excessos na hora em que estiver dirigindo, já que deslizes neste momento podem trazer prejuízos para o motorista e para o carro.

O cuidado na direção acaba trazendo muitas vantagens, pois dessa forma os motoristas conseguem evitar tomar multas, sofrer acidentes e outros tipos de males. O bolso e a saúde de todos agradecem.

Conclusão

Falar sobre automóveis não é uma tarefa fácil, afinal muita coisa precisa ser levada em consideração na hora da escolha veículo. Finanças, rotina e segurança são alguns elementos que precisam ser muito bem pensados.

Por outro lado, coisas simples como as que mencionei no texto de hoje costumam ser ignoradas por muita gente. Cuidado com esse comportamento. Sugiro a leitura do ótimo livro digital do Leandro Mattera, “Como Escolher o Seu Carro Ideal” (clique e veja detalhes).

Deixo meu registro final com um convite. Abaixo compartilho um dos programas “Tudo Sobre Seu Dinheiro” comandado pelo amigo Conrado Navarro. Nesta edição especial ele recebeu justamente o Leandro Mattera para um papo sobre carros e dinheiro. O programa está imperdível, se você já assistiu, veja novamente e compartilhe com seus amigos.

https://www.youtube.com/watch?v=S2Nz7f-a1Wo

Obrigado e até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.