Home Finanças Pessoais O valor econômico das crianças e o papel dos pais e pediatras

O valor econômico das crianças e o papel dos pais e pediatras

por Roberto Sato
0 comentário

Convido você a refletir sobre o quanto o mundo é impactado pelo consumo gerado pelas crianças e adolescentes. Pense o quanto eles influenciam nas compras que a família realiza.

Agora observe que os pais sem limites, sem educação financeira, não contribuem na formação e muito menos, na independência de seus filhos.

Como afirma Cássia D’Aquino, educadora de crianças, “colaborar para que os filhos cresçam tão conscientes quanto possível das escolhas que fazem, aptos a ponderar sobre elas, de modo a querer e arcar com as suas conseqüências, é uma das tarefas mais importantes e delicadas a serem desempenhadas pelos pais”.

Se a criança for progressivamente educada de tal modo que consuma de forma consciente, e perceba o valor de poupar, então, como pais e educadores, estaremos contribuindo com a formação de cidadãos que entendem a diferença entre querer e precisar.

Ebook gratuito recomendado: Como falar sobre dinheiro com o seu filho

Essas pessoas terão condições de serem realmente independentes, e na vida adulta, terão uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro.

Os pediatras como apoiadores da educação financeira

E os Pediatras neste contexto, como ficam? Eles não ficam, pois já estão atuando, contribuindo e defendendo, cada vez mais, a prevenção.

O pediatra é o primeiro geriatra de um ser humano.  Como muitos dos bebes que estão atendendo hoje viverão 100 anos, uma orientação transformadora sobre nutrição, saúde e bem-estar faz parte do seu dia a dia, especialmente nos consultórios.

E ao falar em bem-estar, reforçamos a qualidade de vida, que é resultado de uma boa nutrição, prática do exercício físico regular e por que não também do equilíbrio financeiro, pautado no consumo consciente e na formação de poupança e investimentos que permitam desfrutar uma vida mais plena, em cada uma de suas fases.

Dicas para tratar deste assunto com as crianças

  1. Pratique o que prega: o melhor exemplo é a sua conduta no dia a dia. Seu filho sempre vai aprender vendo como agem os pais. No manejo do dinheiro não é diferente. Compartilhe pequenas conquistas.
  1. Quanto antes iniciar seu filho no uso correto do dinheiro, melhor: isso se assemelha ao aprendizado de uma nova língua. Quanto antes iniciar, mais cedo será internalizado na sua conduta diária e fará parte da sua personalidade.
  1. Sempre é hora de começar a iniciação, nunca é tarde: a educação financeira é como qualquer outro conhecimento; quanto mais se conhece, maior será a nossa competência para corretamente gastar, poupar e investir.

Leitura recomendada: Falar sobre dinheiro com os seus filhos é uma escolha

  1. Leve seu filho para fazer compras no supermercado, no shopping, na padaria: permita que ele acompanhe o abastecimento do carro. No restaurante, antes de pagar a conta, peça a ajuda dele para conferir os preços.
  1. Sempre compre à vista e negocie: Peça descontos na frente do filho e nunca aceite a primeira proposta. Regateie, negocie.
  1. Evite comprar a prazo: explique os motivos e as vantagens de não cair na cilada dos juros.  Fale sobre os juros ruins da dívida.
  1. Sempre abra o cofrinho ou porquinho na sua presença: faça-o participar da contagem do valor poupado.
  1. Leve o seu filho nas instituições financeiras: permita que ele leve o “porquinho” (dinheiro poupado), até o caixa do banco. Explique ao seu filho todo o procedimento. Estas são experiências marcantes. É praticando que se aprende o valor das coisas.

Vídeo recomendado: Educação financeira e crianças: o verdadeiro legado para o futuro de nossos filhos

  1. Ensine a matemática do dinheiro: a partir dos 8 ou 10 anos a criança já compreenderá a dinâmica, o valor e os efeitos da correção monetária e dos juros da sua poupança. Estes são os juros bons! E quando for adolescente, sobre os juros compostos e seus efeitos positivos para os seus investimentos.
  1. Compartilhe conteúdos de finanças: mostre uma dica ou alguma matéria curta sobre o uso correto de investimentos que você julgue ser instrutiva. Vale também alguma curiosidade ou história.

Conclusão

Pediatras e pais, eu tenho uma proposta: sempre que possível, vamos plantar e regar uma semente da prosperidade? Vamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida das nossas crianças?

Por que não aproveitamos o trabalho de promoção da saúde para também promover a construção da sustentabilidade econômica e financeira destes pequenos, de forma complementar? Sempre é hora de aprender e praticar! Façamos a nossa parte.

Canal recomendado: TV Dinheirama – finanças de forma descomplicada

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.