Home Finanças Pessoais 8 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem para aproveitar o fim de semana

8 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem para aproveitar o fim de semana

por Daniella Gomes
0 comentário

Quando o fim de semana está chegando, você faz planos concretos de como vai aproveitá-lo? Tira os dias livres para resolver pendências, finalizar um projeto que está atrasado ou costuma se programar?

Saiba que pessoas bem-sucedidas têm em comum planejar. E isso não se restringe às finanças, viagens, compromissos. Planejam também até o fim de semana. Afinal, ter dias livres é um bônus para quem trabalha tanto.

Leitura recomendada: Ande com os ricos e aprenda a ser rico também

Por que planejar seu fim de semana?

Ter uma lista de atividades, mesmo que sejam de lazer, ajuda a lidar com a “tentação” de adiantar o trabalho ou incluir obrigações que irão ocupar muitas horas do dia em um lindo sábado. E aproveitar o tempo livre deve ser um compromisso consigo mesmo, pois ajuda a renovar as energias, aliviar o estresse e fazer as coisas que gosta.

Confira abaixo as atividades praticadas por pessoas bem-sucedidas para aproveitar ao máximo o fim de semana, segundo artigo publicado no Business Insider e nossas dicas sobre cada uma delas.

Prepare-se para o trabalho na semana seguinte

É preciso sair do escritório se sentindo leve. Por isso, dedique um tempo na sexta para finalizar as tarefas pendentes, arrume a sua mesa, converse com seus colegas para alinhar as atividades da semana seguinte, faça as ligações e responda os e-mails que está postergando.

Leitura recomendada: 5 e-books gratuitos que farão de você uma pessoa mais rica

Saiba definir barreiras e dizer “Não

Tenha muito claro se você precisa ficar ligado no e-mail da empresa no fim de semana e até que ponto a sua resposta é fundamental. Às vezes, a preocupação é maior do que a real necessidade. Porém, se não tiver jeito, evite responder e-mails ou fazer ligações quando está no meio de uma atividade familiar, como almoço, um passeio etc.

Saiba avaliar se é preciso mesmo se comprometer a entregar algum trabalho no fim de semana – saber dizer “Não” é difícil, mas importante para usar melhor o seu tempo.

Aprenda (e se dê ao luxo de) a “não fazer nada”

Nosso dia a dia é tão corrido que é comum se sentir obrigado a estar sempre “produzindo”. Então, decidir que vai dormir um pouco mais no sábado, sem ligar o despertador, relaxar depois do almoço ou deitar numa rede, podem parecem perda de tempo. Mas procurar “desligar-se” é muito importante para diminuir o estresse e se permitir a dar um tempo para si mesmo sem pressão.

Aproveite o tempo com a família

Procure definir com o pessoal de casa uma atividade em conjunto. Isso ajuda a criar o hábito de ter um tempo dedicado à família com o objetivo de apenas se divertir, fazer um programa cultural, uma refeição juntos, jogar videogame, enfim.

São atividades simples como essas que ficarão na memória dos seus filhos e servem como oportunidades para estreitar a relação e se sentir mais próximo.

Leitura recomendada: 3 Coisas que os Ricos Dizem com Frequência (Aprenda com eles!)

Fazer voluntariado

Dedicar umas horinhas para ajudar faz bem para quem faz e para quem recebe. Busque uma iniciativa em que você se sinta próximo e uma causa com a qual se identifique. Fazer uma ação voluntária é mais simples do que se imagina. Pode ser distribuir alimentos para pessoas carentes na sua igreja, ajudar em uma feira de adoção de animais, visitar um asilo etc.

Realize uma “mini férias

Não estamos falando de fazer uma viagem longa e cara. As suas “mini férias” podem acontecer no seu quintal! Sim, criar um ambiente descontraído em casa para passar o tempo só depende da sua criatividade.

Pegue aquela churrasqueira encostada, separe as cadeiras de praia ou jogue almofadas no chão, coloque uma boa música e faça um churrasco com pessoas próximas. Esse é apenas um exemplo; a ideia aqui é perceber como a sua casa pode se tornar um ambiente delicioso para passar o tempo. – e que você não precisa viajar sempre para relaxar e ter um fim de semana incrível.

Exercite-se

Pessoas bem-sucedidas têm noção dos benefícios promovidos pela atividade física, tanto para o corpo, quanto para a mente. Por isso, o fim de semana não significa tirar uma folga do tênis de corrida. Pelo contrário, é uma oportunidade para correr, andar de bicicleta, fazer caminhada ao ar livre.

Faça atividades que têm paixão

Aproveitar o tempo livre para fazer algo que adora e o faz feliz é um grande benefício para se sentir bem e liberar a mente de pensamentos estressantes. Busque fazer algo que goste e não dê atenção se não é um expert. Tente!

Gosta de vídeos? Aprenda mais: TV Dinheirama – Você no comando do seu dinheiro

Seja pintar, dançar, jogar bolar, encontrar um grupo de pessoas para realizar uma atividade em conjunto, como andar de bicicleta ou montar um clube do livro, etc., apenas tente, faça e crie o hábito de se divertir com isso.

Conclusão

Gostou das dicas? É claro que não é possível dar conta de fazer tudo isso e nem se sinta obrigado. Mas esperamos que algumas delas possam te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo livre. Isso sem gastar muito dinheiro e passando mais tempo com pessoas especiais.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.