Home Carreira Comunicação assertiva ajuda a controlar a “Rádio Peão”

Comunicação assertiva ajuda a controlar a “Rádio Peão”

por Emerson Weslei Dias
0 comentário

Comentários sobre a vida pessoal de um colaborador, boatos sobre o casal que se formou no trabalho, especulações sobre o novo chefe… É assim, entre um cochicho e outro, que a fofoca vai tomando conta da empresa e forma-se a famosa “Rádio peão”.

Apesar de até parecerem inofensivas, as fofocas podem comprometer a imagem profissional e tornar tóxico o ambiente corporativo.

Por sermos seres sociais, qualquer agrupamento de pessoas vai gerar comentários e fofocas. Além disso, com o advento das redes sociais, parece não existir mais limites entre vida pública e privada.

Basta um check-in no Facebook, uma foto no Instagram ou um vídeo no Snapchat e é possível saber tudo o que o colega de trabalho faz fora do expediente. Essas mídias fazem sucesso porque contam histórias da vida das pessoas.

Leitura recomendada: Os 7 erros que até os melhores líderes cometem

Nós gostamos disso, de enredos, de personagens… e com as redes sociais, aumentou a quantidade de informações para as pessoas comentarem.

No entanto, é bom ressaltar que essa rede de informações que acontece nos bastidores pode ter impacto negativo na qualidade das relações, prejudicando a produtividade e o desempenho dos funcionários.

Diálogo aberto é fundamental

É preciso desenvolver discernimento para evitar que uma simples história engraçada se transforme em ofensa, bullying e, pior ainda, você receber um rótulo de fofoqueiro da organização.

 Apesar disso, tentar proibir a rádio peão é gastar tempo à toa. O importante é ter ouvidos sempre atentos, saber o que está se passando, sobre o que estão falando e, principalmente, mostrar sinais diferentes, para que as conversas não ganhem força.

Por exemplo: há rumores de que vai ter “corte” na empresa. Se vai realmente ter, é bom anunciar logo e não deixar que o clima se deteriore. Se não vai acontecer, é bom dar sinais claros disso, para não dar espaço para que outras pessoas comecem a entrar na onda.

eBook gratuito recomendado: Invista e Construa o Futuro dos seus Filhos

Em resumo, é bom ter ouvidos atentos, ações claras e deixar o caminho aberto. Isso de forma que os colaboradores possam acessar os líderes para esclarecer dúvidas.

Embora seja praticamente impossível eliminar a rádio peão, vale ressaltar que a área de Recursos Humanos tem papel fundamental para atenuar esse problema. Em alguns casos, o RH pode intervir para deter rumores falsos ou prejudiciais ao time.

É preciso ter um diálogo aberto e permanente com as pessoas. Observar sinais e atuar, dar sempre a notícia e o subsequente espaço para esclarecer perguntas – isso é ser assertivo na comunicação.

Conclusão

A assertividade é aquela comunicação não focada apenas nas minhas necessidades. Só o que quero dizer (ativo) tampouco apenas só ouvir o que o outro diz (passivo). A assertividade está nesta junção de ativo e passivo, lá e cá, ao mesmo tempo.

Gosta de vídeos? Aprenda mais: TV Dinheirama – Você no comando do seu dinheiro

A comunicação passa pela forma de palavras, roupas, gestos e atitudes. A seguir, confira alguns pontos que não podem faltar na comunicação da empresa com os funcionários, retirado do meu livro “O inédito viável na Gestão de Pessoas – Reflexões e filosofia prática sobre liderança”:

  • Clareza. É preciso deixar claro o que se espera como ação prática daquilo que se está comunicando. Quanto menos dúvidas tiverem, menos serão os problemas de entendimentos errados;
  • Objetividade. Uma comunicação eficiente deve identificar exatamente o assunto que pretende expor. Seja sucinto, direto e sem rodeios. Sobre o que ou o que está comunicando?
  • Abrangência. A informação que está sendo transmitida precisa atingir todos os públicos da empresa da mesma maneira, deve ser “desdobrada a todos”;
  • Transparência. Ser transparente no processo de comunicação é o elemento que garante a credibilidade das empresas. Isso conquista a confiança dos colaboradores, a verdade dos fatos é sempre melhor, por mais dura que possa ser;
  • Reciprocidade. Vale lembrar que diálogo é uma via de mão dupla: não apenas falar, mas também ouvir, e ouvir requer vontade, devoção, faz se pelo dever, é necessário dedicação e concentração para de fato ouvir. Saber ouvir é a melhor maneira de saber falar.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.