Home Carreira Os segredos de uma executiva do Google para ter uma carreira bem-sucedida

Os segredos de uma executiva do Google para ter uma carreira bem-sucedida

por Daniella Gomes
0 comentário

O que a vice-presidente de negócios em nuvem do Google, Diane Greene, tem a nos ensinar? Nos EUA, Diane é mais conhecida por ter fundado e depois vendido a empresa de TI, VMware, por mais de 600 milhões de dólares à gigante EMC – multinacional norte-americana listada na Fortune 500 e que fornece sistemas para infraestrutura de informação e software.

Veja abaixo as dicas e ensinamentos de uma das mulheres mais poderosas do setor de tecnologia, de acordo com a publicação no site Business Insider.

1. Faça o que é interessante para você!

Em primeiro lugar, ela afirma que faz o que quer e o que é interessante para ela. Bom, você pode pensar: com esse cargo é possível se dar ao luxo de escolher o que se quer. Mas use essa dica para a sua realidade.

Pense na quantidade de tarefas e atividades que você inclui no seu dia a dia e que poderiam ser mais simples, deixadas de lado ou, simplesmente, ignoradas. O tempo é o seu bem mais precioso. Por isso, dê valor a ele e procure ocupá-lo com coisas que sejam realmente importantes.

Leitura recomendada: Dizer Não Faz Muito Bem para a Sua Carreira

2. Seja curioso

Um dos segredos de Diane é manter o senso de curiosidade. E ela diz: “se você perder isso, tudo vira uma aventura”. Quando li essa frase, fiquei confusa no início, mas depois de dar um gole no meu café e refletir, ela fez sentido para mim.

Pensa só: quando você tem uma ideia, recebe uma proposta de trabalho ou decide o lugar onde irá passar as suas férias, o que te move para seguir adiante? A curiosidade, claro!

Se você não se mantém curioso, todos os exemplos que citei acima ficam apenas no “mundo das ideias”. Sem isso, não partimos para o planejamento e execução. Não ter curiosidade é permanecer acomodado.

3. Motivação + pessoas para atingir o sucesso

Para ela, ter uma grande carreira é saber enxergar as possibilidades e executá-las com motivação. Mas o sucesso não é construído sozinho: “é preciso se cercar de pessoas que você gosta de trabalhar”, ela diz.

Leitura recomendada: 3 passos para planejar a sua carreira profissional

4. Planeje cada passa com cuidado

“Se você sabe para onde está indo, você tem aquele sexto sentido sobre o que vai enfrentar no caminho e todas as suas decisões serão baseadas no seu objetivo final”, afirma Diane.

Mas como executar um grande objetivo?

O grande ensinamento passado por ela e que destacamos nesse post é: crie metas de curto prazo que tenham valor e que sejam fundamentais para a realização do seu grande objetivo. Assim, você perceberá pequenas conquistas no caminho e cada uma delas dará a motivação necessária para manter o foco.

Veja que simples, mas poderoso esse ensinamento! Você já percebeu que muitas vezes queremos algo e só imaginamos o momento em que já estamos usufruindo daquilo? Dessa forma, não paramos para planejar com calma, não é?

Pois bem, é por não ter o hábito de planejar que muitas pessoas vivem endividadas e frustradas. Porque não conseguem estabelecer pequenas metas no dia a dia para alcançar um objetivo maior.

Aqui no site falamos muito da planilha gratuita de controle financeiro, por exemplo. Um instrumento simples para organizar as contas e ter uma fotografia das finanças pessoais. Mas sabemos também que tem gente que acha isso chato e não consegue dedicar um tempo para preencher a planilha, mesmo que isso leve apenas alguns minutinhos do dia.

Ter controle financeiro, por exemplo, é um degrau (e uma pequena meta) que leva para o topo de muitas conquistas que envolvem dinheiro.

5. As dificuldades virão e é preciso saber quando partir

Greene destaca que em algum momento haverá certas dificuldades e empecilhos que nos farão decidir se é o momento de manter o trabalho atual ou partir para outra.

Para ela, há duas razões para mudar de rumo. A primeira é a perda do interesse no que se faz. “Se você não quer nem pensar a respeito, você não está usando bem o seu tempo. Isso é sinal de que é preciso procurar algo que o motive”.

Outra razão é se alguém, com um status acima do seu, está bloqueando suas iniciativas e o seu crescimento na empresa.

Leitura recomendada: O que não é dito nos manuais de Empreendedorismo

Mas atenção! Não estamos falando para você bater na porta da sala do chefe e pedir para sair hoje (ainda mais em tempos de crise). É normal não concordamos com tudo e nem sempre devemos fazer valer a nossa voz.

É importante se auto avaliar constantemente e procurar entender se está satisfeito, o que pode mudar para melhorar e como. Às vezes, uma mudança de postura, uma ideia nova ou pedir ajuda para o colega ao lado pode ser a grande sacada para uma nova perspectiva positiva.

Por isso, pense antes de agir, saiba filtrar os ensinamentos mais preciosos que destacamos aqui e crie suas pequenas metas para alcançar grandes objetivos!

Você tem algum ensinamento ou dica de um empreendedor que considera importante? Se sim, conta pra gente nos comentários! Até a próxima!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.