Home Economia e Política A carga tributária aumentou em 2015 e alcançou 32,6% do PIB

A carga tributária aumentou em 2015 e alcançou 32,6% do PIB

por Redação Dinheirama
0 comentário
A carga tributária aumentou em 2015 e alcançou 32,6% do PIB

A carga tributária bruta brasileira subiu no ano passado para 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB). Essas são informações da Receita Federal.

Em 2014, os tributos recolhidos no País equivaleram a 32,42% do PIB. De acordo com o Fisco, a carga tributária subiu porque, enquanto a arrecadação tributária nos três níveis de governo recuou 3,15%, o PIB brasileiro caiu 3,8% em 2015.

“Nós consideramos que a carga tributária se manteve semelhante ao patamar de 2014, apesar da contração da atividade econômica. Costumamos dizer que a atividade econômica é um dos principais fatores de variação da arrecadação, e a carga tributária também reflete isso”, afirmou o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias.

Malaquias destacou que, embora a carga tributária dos três níveis de governo tenha crescido em 2015, a participação da arrecadação da União no total arrecadado no País caiu 0,13%. A participação dos Estados caiu 0,03% e a dos municípios subiu 0,16%.

Ebook gratuito recomendadoComo falar sobre dinheiro com o seu filho

Gastos podem ser atrelados à queda da dívida pública

A revisão do teto que o governo quer impor aos seus gastos pode ser atrelada à queda da dívida pública e ao crescimento da economia brasileira.

Esta é uma das propostas em estudo pelo relator da emenda constitucional que cria o mecanismo, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

A ideia é permitir uma mudança no índice usado para corrigir as despesas públicas a cada ano, quando a dívida bruta cair para 55% do PIB (Produto Interno Bruto) e a economia brasileira registrar um crescimento “razoável”.

“Assim estimularíamos que todos, inclusive o Congresso, trabalhassem para que a dívida fosse reduzida o mais rápido possível e o PIB voltasse a crescer”, afirmou Perondi.

A emenda constitucional que estabelece o teto dos gastos é peça essencial do plano do governo Michel Temer para equilibrar o Orçamento e criar condições para a recuperação da economia.

O presidente também promete encaminhar ao Congresso uma proposta de reforma da Previdência até o fim de setembro.

S&P corta nota do Rio pela terceira vez no ano

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou o rating global do Estado do Rio de Janeiro de CCC- para SD. A nota na escala nacional também caiu de brCCC- para SD.

A sigla indica “calote seletivo” e expressa o atraso do pagamento de uma dívida de US$ 46 milhões entre o Rio e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já que o contrato não cita um período de carência, a S&P adotou critérios próprios para considerar o default seletivo. A agência dá um prazo de 5 dias úteis para que a dívida seja saldada. Passado esse período, decide pelo rebaixamento do rating.

Mercado Financeiro

O mercado financeiro mantém sua atenção voltada para reunião da Fomc (Federal Open Market Committee) que definirá a taxa de juros nos EUA.

O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de Valores de São Paulo, operava às 11h59 em alta de +0,55% com 57.666 pontos, enquanto o dólar registrava queda de -0,90%, sendo negociado por R$ 3,25.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.