Home Investimentos E agora rentistas, como ficam os investimentos daqui para frente?

E agora rentistas, como ficam os investimentos daqui para frente?

por Roberto Indech
0 comentário

Rentista é o significado que se dá para aquele que vive de renda, de rendimentos. São investidores com perfil “em tese” mais conservador, que investem em títulos do tesouro, fundos de investimentos atrelados a taxa de juros do país, CDB´s e outros ativos deste mesmo perfil.

E agora?

Na semana que passou, muitas indicações vieram da equipe econômica do governo Temer sinalizando que a taxa de juros começará sua trajetória de queda.

A taxa de referencia atual é de 14.25% ao ano e para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, espera-se que essa taxa já recue 0.25 pp. após mais de 1 ano mantida no patamar atual.

Desta forma, podemos indicar que há uma nova era no país. Uma era em que os rentistas já se questionam como será daqui para frente.

A expetativa para 2017 da taxa de juros, segundo fortes indícios do mercado, é que poderia recuar para o patamar de cerca de 10% ao ano, ou seja, em poucos meses poderemos ter uma forte queda pela frente.

Sendo assim, quais oportunidades podemos começar a olhar? Qual o futuro dos títulos do Tesouro? O que podemos esperar para os fundos de investimentos?

Leitura recomendadaCompro ou vendo ações? Descubra no programa mais assistido do país

E os preços dos imóveis, começarão a reagir? Ou ainda ficarão um tempo no marasmo em que se encontram? As empresas do setor vão continuar buscando vender seus estoques ao invés de realizar novos lançamentos?

É bem verdade que muitos desses fatores dependerão de medidas de ajustes fiscais. Medidas essas que deverão ser votadas no Congresso Nacional nos próximos meses.

Isso será determinante para a retomada econômica do país. Por outro lado, os indicadores de confiança já apresentam melhora nos últimos meses, o que, sem dúvida alguma, já é um bom sinal.

Oportunidades

Como descrevi acima sobre o cenário e já respondendo a dúvida de muitos investidores, os títulos do Tesouro Selic seguem sendo a melhor recomendação para o curto prazo, em virtude principalmente da possibilidade de resgate diário dos recursos sem a preocupação da perda do capital investido ao longo do investimento.

Aqui vale lembrar que este título se rentabiliza de forma diária e mesmo com a expectativa de recuo da Selic não há qualquer possibilidade de perdas.

Já para aqueles que seguem visando o longo prazo (acima de 3 anos), sugiro os títulos do Tesouro IPCA, que estão indexados aos indicadores de inflação do país e que mantem o poder de compra do investidor no tempo.

No caso dos CDBs, procure investir em bancos de médio e pequeno, que apresentam melhores taxas de retorno. No entanto, busque sempre se ater ao valor de até R$250 mil por instituição financeira e por CPF garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Obviamente, o período de aplicação também deverá ser observado para essa garantia.

Plataforma de investimentos recomendada: Rico.com.vc – várias opções de renda fixa e variável

Para os fundos de investimento, a melhor maneira de buscar informações é através da lâmina mensal divulgada no site do banco ou do próprio fundo.

Ao primeiro olhar, parecerá bastante complicado, mas as principais informações como as taxas cobradas e o histórico de rentabilidade estarão ali descritas. Lembre-se que quanto menor a taxa cobrada, melhor deverá ser seu rendimento no longo prazo.

E os imóveis?

Para finalizar, para aqueles que admiram investimentos no setor ou possuem imóveis, a indicação é que o mercado imobiliário tende a se recuperar apenas vagarosamente.

Em um primeiro momento, as expectativas podem melhorar, mas o reflexo na economia real, e principalmente no setor, ainda deverá vir apenas em alguns meses às novas sinalizações de retomada da economia.

No mercado de fundos de investimento imobiliário (FII) negociados em bolsa, a movimentação pode ser observada também diante das perspectivas. Mas deixarei este tema para outro artigo.

Já a poupança, optei por não incluir neste rol de investimentos, pois considero “poupança” vindo apenas do verbo poupar. É como se estivéssemos guardando dinheiro embaixo do colchão. Poupar e investir são pontos muito distintos.

Vídeos recomendados: Call de fechamento – entenda o dia a dia do mercado financeiro

Conclusão

Estamos em uma fase bastante interessante do ponto de vista dos investimentos. Novas movimentações deverão começar nos principais mercados.

Novos produtos serão cada vez mais buscados e taxas de retorno continuarão a ditar rumo dos investidores. Certamente podemos afirmar que começaremos uma nova era.

E se você precisar de uma ótima plataforma para realizar os seus investimentos, conte com a Rico.com.vc. Abraços e até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.