Home Finanças Pessoais Você é inteiro ou apenas metade? Entenda como isso pode te quebrar

Você é inteiro ou apenas metade? Entenda como isso pode te quebrar

por Renato De Vuono
0 comentário
Você é inteiro ou apenas metade? Entenda como isso pode te quebrar

Carl Gustav Jung é o pai da psicologia analítica. Embora muitos façam confusão de sua linha teórica com a psicanálise, afinal, ele foi pupilo de Freud, foi justamente a diferença de pensamentos que o levou a seguir seu próprio caminho.

E entre suas teorias mais célebres está a individuação. Jung dizia que nós somos seres únicos e indivisíveis, o que nos falta é termos consciência (de fato) disso e assim, vivermos sob essa noção.

Indivíduos vivem para si e não para os outros, e esse é um ponto fundamental, que, acredite, pode arruinar sua vida financeira. A essas pessoas que precisam de coisas externas para sentirem-se completas chamamos de “metades”.

A grama do vizinho

Quem ainda não é indivíduo (a maioria absoluta de nós), vive sua vida sob a luz da vida dos outros. Está sempre achando que a “grama do vizinho é mais verde” e usando a vida alheia de parâmetro.

O consumo tem papel social, de mostrar status e receber reconhecimento das pessoas, seja de seu sucesso econômico ou profissional.

É claro, nunca nada está bom. Tem sempre alguém que “pode mais” e a sensação que segue é uma tremenda frustração.

E para “tapar o buraco” entre em cena… mais consumo!

Leitura recomendada: Consumo: você compra benefícios ou compra status?

Sem limites

Para a necessidade patológica de preencher a “metade vazia” com o reconhecimento alheio, em algum ponto a renda atual não será suficiente e o crédito será usado sem pudores.

Perde-se a noção de que tudo o que se está construindo é um castelo de areia, uma ilusão que acabará tão logo o dinheiro também acabe. E, quando menos se espera, o ciclo vicioso de crédito e consumo é interrompido forçosamente pela insolvência.

O fundo do poço

Quando se perde o crédito e o nome, toda a ilusão social criada artificialmente acaba junto. Os “amigos” somem e tudo o que resta são montanhas de problemas financeiros e pessoais a serem resolvidos. É como a ressaca depois da bebedeira.

Se o grande tombo serviu de aprendizado, podemos dizer que, mesmo com tamanho prejuízo, houve algo positivo. Mas, em muitos casos, ao primeiro sinal de melhora, a gastança recomeço e o problema vai se aprofundando.

Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Sofrimento e recomeço

Partindo da ideia de que o susto foi suficiente para querer um caminho diferente, a primeira coisa a se pensar é que: devemos viver a vida para nós mesmos e não para os outros.

Se muitos se aproximam na bonança, todos somem na bancarrota. Todo mundo quer festa, mas ninguém quer limpar o salão.

Agora que o lema é viver para si, é importante entender os limites de sua renda, de forma a consertar o problema até, em algum ponto, começar a formar reservas financeiras e investir.

E, desse ponto em diante, manter o foco nas coisas importantes, fazendo com que o dinheiro sirva a seus propósitos e não o inverso, para jamais passar por agruras financeiras causadas por questões emocionais não resolvidas.

Conclusão

Se você quer saber os sinais para entender se está no time dos que podem se endividar apenas para “aparecer”, pense em sua última compra, seja de roupa ou outra coisa qualquer e tente identificar os motivadores daquela ocasião.

Mais do que isso, pense se você poderia ter adquirido um produto similar, porém muito mais barato. Isso é: identifique se você comprou pela marca em vez de comprar pelo benefício.

Se os motivadores forem competir com seus conhecidos e a marca, é importante ligar o sinal de alerta. Se você já havia se identificado com o que leu ou mesmo está vivendo dificuldades financeiras por conta disso, atenção: sempre é tempo de mudar ou recomeçar.

Controlar seu orçamento é fundamental: Super planinha para seu controle financeiro

Você pode combater sozinho a necessidade de aprovação alheia e estabelecer seus limites ou, dependendo da profundidade do problema, procurar um profissional da área de psicologia ou coaching financeiro.

Seja como for, só você poderá escolher o caminho que evita a ruína; se ela já existir, que te faça sair dela e recomeçar. Está em suas mãos viver uma vida plena e próspera.

Lembre-se: os outros são os outros e, no frigir dos ovos, ninguém vai pagar a conta para você. Um abraço e até a próxima.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.