Home Economia e Política Fraco desempenho da indústria do Brasil deve continuar

Fraco desempenho da indústria do Brasil deve continuar

por Redação Dinheirama
0 comentário
Fraco desempenho da indústria do Brasil deve continuar

A produção da indústria brasileira teve, em agosto, sua maior queda desde janeiro de 2012.

Dados de setembro indicam que o setor manteve o ritmo fraco, amargando o pior desempenho em um grupo de 28 países desenvolvidos e emergentes relevantes. Com esse resultado, o processo de fraca recuperação do setor, que vinha se expandindo a um ritmo lento havia cinco meses, foi interrompido.

Segundo o IBGE, a atividade industrial recuou 3,8% em agosto na comparação com julho, contra uma contração média de 3,1% esperada por economistas do mercado financeiro.

Indicadores preliminares de setembro apontam para a continuação de um desempenho fraco da indústria brasileira.

É o que mostra, por exemplo, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), que tenta prever o comportamento do setor com base em informações como ritmo de novas encomendas, contratações e nível de estoques.

Por esse indicador, calculado pela consultoria IHS Markit, a indústria brasileira teve, em setembro, o pior resultado entre 28 países pesquisados.

Segundo o PMI – que é bastante seguido por economistas do mundo todo – o índice que mede a atividade do setor industrial no país mudou pouco entre agosto e setembro, passando de 45,7 para 46 e continuando em terreno negativo (números abaixo de 50 indicam contração).

Palestras gratuitas recomendadas: Conrado Navarro e convidados falam sobre finanças pessoais e empreendedorismo

Bancários decidem manter greve

A greve dos bancários continua, segundo decisão tomada em assembleia feita na noite de segunda-feira (3) em São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Nesta quarta, a paralisação completa 30 dias.

Os trabalhadores, em assembleia realizada hoje, cobraram dos bancos uma proposta condizente aos seus altos lucros. Não vamos aceitar proposta rebaixada e queremos o fim das demissões”, disse Juvandia Moreira, presidente do sindicato.

Segundo o sindicato, oito centros administrativos e 804 agências bancárias, localizadas nas cidades-base do sindicato, estão paradas. O sindicato estima que mais de 28 mil trabalhadores participam da paralisação.

No País, são 13.245 agências e 29 centros administrativos paralisados por tempo indeterminado, o que corresponde 56% de adesão da categoria, segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

FMI e governo Temer estão alinhados em relação a medidas econômicas

Retomada da confiança e do investimento, teto de gastos e ajuste fiscal.

Essas são as principais recomendações do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o Brasil no relatório anual Panorama Econômico Global, lançado nesta terça (4) em Washington, que se alinham com as prioridades anunciadas pelo governo de Michel Temer.

Há uma necessidade abrangente de impulsionar a confiança e aumentar o investimento por meio do fortalecimento das políticas. A adoção da lei de gastos e o estabelecimento de uma consolidação fiscal coerente de médio prazo enviaria um forte sinal de comprometimento político“, diz.

Outros imperativos para aumentar o investimento incluem a simplificação do regime tributário, a redução de barreiras ao comércio e as carências em infraestrutura para reduzir o custo de fazer negócios“.

Em relação a seus números de abril, o FMI elevou em 0,5 ponto percentual as projeções de crescimento do Brasil em 2016, para uma contração de 3,3%, e 2017, para expansão de 0,5%.

Mercado Financeiro

A economia da Europa se tornou a bola da vez com a possibilidade do fim dos estímulos à economia global.

O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de Valores de São Paulo, operava às 11h11 em alta de +1,14% com 60.015 pontos. O dólar caía -0,41%, sendo negociado por R$ 3,24.

FotoArnaldo Alves / ANPr / Fotos Públicas

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.