Home Investimentos 5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos

5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos

por Leandro Martins
0 comentário
5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos

Realmente hoje a grande maioria dos traders e especuladores da bolsa de valores migraram para os mini contratos. Eu mesmo tentei resistir ao máximo, mas por volta de 2010 me rendi aos “Mini”.

No passado, o mais comum era comprar e vender ações no mesmo dia (operações de Day Trade), como Petrobras PN (PETR4) e Vale PN (Vale5).

No entanto, era preciso alta alavancagem (de 10x, 20x, e até mesmo 25x o seu capital), para que uma variação de 1% fosse algo bem lucrativo.

Com isso, tínhamos um alto custo com taxas, como por exemplo, a taxa da bolsa, que é um percentual do volume total, denominado “emolumentos”.

Além do custo elevado em emolumentos, tivemos nos últimos anos uma piora da liquidez (volume negociado), o que impacta os sinais técnicos, o que resulta em um gráfico com mais “sinais falsos”.

5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos

Ebook gratuito recomendado: Bolsa de Valores para Iniciantes

A popularização dos Mini Contratos

Ao mesmo tempo que as operações de day trade em ações ficavam menos técnicas, os gráficos dos mini contratos aumentavam a liquidez e sua popularização atingiu o auge.

Com a popularização veio uma maior concorrência, pois as corretoras viram que muitos clientes tinham preferência por essa modalidade, a chamada operações de BMF (antiga bolsa de futuros),.

Esta concorrência também gerou a queda das taxas de corretagem cobradas pelas casas de investimentos. E não apenas as taxas caíram, mas também o dinheiro em conta necessário para operar por contrato, a chama margem de garantia.

Lembra dos emolumentos que atrapalham as operações de Day Trade em ações? Então, nos mini contratos, há uma grande alavancagem natural.

Você consegue boa rentabilidade com uma operação pequena, o que diminui a necessidade de operar “grande”, resultando em taxas de emolumentos baixas.

E para melhorar ainda mais, a chance de manipulação do mini índice é muito menor do que em uma ação isolada, visto que o índice representa uma cesta de mais de 50 ações.

Por este mesmo raciocínio, leilões durante o pregão também são mais raros, diminuindo a chance de pular seu “stop”.

5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos

Leitura recomendadaQuer investir na bolsa? Aprenda o básico sobre análise técnica

Os 5 motivos para se operar Mini Contratos

Com isso temos:

  1. Gráficos mais técnicos;
  2. Menores  taxas de corretagem;
  3. Menores taxas de emolumentos;
  4. Menor chance de leilões;
  5. Menor chance de manipulações de mercado.

Estes são os 5 principais motivos pelos quais os traders tem preferido os mini contratos.

A “cereja do bolo”

Em meio a todas as melhorias deste cenário, a grande cereja do bolo tem sido as salas ao vivo.

Eu comando o programa Ponto a Ponto (clique aqui para conhecer), onde toda a equipe ensina diariamente várias operações em bolsa de valores, inclusive com mini contratos.

Você que ainda não entende sobre este mercado, não se preocupe. No próximo artigo explicarei com mais calma o que são Mini Dólar e Mini Índice. Encontro marcado! Um Abraço!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.