Home Finanças Pessoais Pare com esse papo derrotista e faça a diferença hoje

Pare com esse papo derrotista e faça a diferença hoje

por Renato De Vuono
0 comentário
Pare com esse papo derrotista e faça a diferença hoje

Feliz 2017 amigo leitor! Como eu tenho falado, o “ano novo” é só o dia depois de 31 de dezembro, nada mais. É um fechamento de ciclo emocional, que friamente não se traduz em algo real, palpável.

Agora, não subestime a força dos “ciclos emocionais”, mas, não fique sentado achando que isso vai resolver algo em sua vida.

Não ganhou na Mega Sena da Virada, pobre de você!

Levante essa cabeça e pare de sentir-se a maior vítima do mundo porque não ganhou na loteria. Você e outras milhões de pessoas não ganharam. Aliás, é mais fácil ser atingido por um raio duas vezes, do que ganhar esse prêmio.

Aliás, não tem nada pior do que pessoas cujos sonhos estão sempre atrelados a fatores como “o dia que eu ganhar na mega sena“, que simplesmente, estão fora de nosso controle e beiram o impossível. Eu fujo de gente assim.

Para mim esse é o típico papo derrotista de quem não quer assumir a responsabilidade por sua vida.

Não amigo, ficar fazendo planos sobre o que faria com os 200 milhões da loteria não é ser otimista, é gostar de se enganar e ter uma “ótima desculpa” para não conseguir as coisas, afinal, coitado de você que não ganhou o prêmio.

Quantas pessoas você conhece que adotam essa mesma postura derrotista com “cara de otimista”? E quando o óbvio acontece e o milagre não vem, tem toneladas de argumentos e reclamações para apontar o dedo em alguma direção a fim de creditar a alguém o seu próprio fracasso? Não seja uma delas!

Ebook gratuito recomendado: Do Endividamento ao Investimento

Faça a diferença

Você, e só você pode fazer a diferença em sua vida. Eu me lembro de cada amigo que passou em minha vida que adotavam esse tipo de comportamento: “o dia que eu ganhar na loteria“, “sonhe menos que quem sabe a vida te dá“, “você (Renato) sonha alto demais“. Veja só: estou melhor que 100% deles. Suas próprias crenças limitaram o seu crescimento.

O que eles não perceberam é que, a única coisa que podia fazer a diferença, eram eles mesmos. Uma simples flexibilização dessas crenças limitantes poderia fazer um bem danado. Porém, é muito mais fácil se vitimizar e esperar o prêmio da Mega que não vem.

Que tal parar de planejar o que vai fazer com os “milhões da Mega” e começar a planejar sua vida? Planeje suas finanças, sua carreira, seus sonhos! Estabeleça metas, prazos, métricas, e faça acontecer.

Sua família quer muito conhecer a Disney? Comece pelo básico: descubra quanto custa exatamente e como você fará para chegar lá.

Não vai ser rápido, não vai ser fácil e vai doer um bocado! Mas se começar agora, nesse exato momento, mais rápido vai alcançar seus sonhos. Aproveite então o “primeiro dia útil” do ano e bote pra f.!

Leitura recomendada: 5 atitudes das pessoas bem-sucedidas que você deve praticar

Coragem!

Vou repetir: vai ser demorado e doloroso! Mas, se for corajoso e disciplinado, quando menos esperar, os resultados virão e será muito, mas muito bom.

Meu parceiro Caio Blumer, em nosso vídeo de ano novo do Café com Finanças, falou que a palavra para 2017 é coragem. E estou com ele: quer mudar qualquer aspecto de sua vida? Seja corajoso, enfrente e em frente!

Não se engane amigo, por tudo que é mais importante para você, não se engane; isso é o pior que pode fazer a si mesmo! Nada vai cair do céu, nenhum parente rico vai te nomear herdeiro, e cada dia que passa, é um dia a menos.

Não se engane: o relógio da vida é uma contagem regressiva para o fim. Não se engane: conquistadores são corajosos e, se a contagem é regressiva de qualquer maneira, vai ficar esperando o quê?

Você não está ficando mais novo, então mexa-se! Lembre-se: “o não” já vem no pacote, então arrisque-se. Falhar é item de série, mas vencer é opcional. A escolha é sua.

Canal de áudios recomendado: DinheiramaCast, o seu podcast de educação financeira

Arrisque-se e feliz vida nova!

Vou terminar o texto de forma diferente do que costumo fazer, sem “conclusão”. Hoje não é dia de “concluir nada”, é dia de começar, de arriscar e de se preparar para voar.

A conclusão acontecerá mais para frente, quando o primeiro passo de hoje levar à linha de chegada amanhã.

Por falar em linha de chegada, essa é outra ilusão; não há linha de chegada. A vida é dinâmica. Está em constante mutação. Até o dia de nossa morte, estaremos evoluindo, aprendendo e ensinando algo.

E o fim de nosso ciclo, é o início de outro. É como uma corrida de revezamento sem fim, portanto, corra o melhor que puder a sua parte.

Não busque conclusões, busque as melhores perguntas. Só idiotas são convictos, os sábios são eternos questionadores. A única certeza que há é que não há certeza alguma.

Comece já: arrisque, questione, lute e não desista. A vida que tanto quer está nas suas mãos e mais perto do que imagina.

Não deixe que ninguém apague sua chama, que te diga que é impossível ou que seu sonho é grande demais. Pessoas assim só projetam suas próprias frustrações nos outros para se sentirem melhores consigo mesmas.

Está em suas mãos e te desafio a começar hoje a viver os melhores dias de sua vida. E, ao fim de mais 100 textos esse ano, espero seu comentário nos contando como foi sua jornada, combinado?

Vida plena e próspera, valioso leitor. Um grande abraço e feliz vida nova!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.