Home Investimentos Invista de forma inteligente com a queda dos juros e a alta da bolsa

Invista de forma inteligente com a queda dos juros e a alta da bolsa

por Leandro Martins
0 comentário

 

Olá amigo leitor do Dinheirama, tudo bem? Hoje separei 20 ótimas empresas, com bons fundamentos e, principalmente, em tendência de alta em seus preços.

No atual cenário econômico do nosso país, com a queda da taxa Selic e alta do Ibovespa, investir parte da sua carteira em ações é uma boa possibilidade, ainda mais se juntarmos as duas formas de análise, a fundamentalista e a técnica.

Análise Fundamentalista

A análise fundamentalista envolve a análise de suas demonstrações financeiras e de saúde, a sua gestão e vantagens competitivas e os seus concorrentes e mercados. Quando aplicado ao mercado futuro, centra-se sobre o estado geral da economia, taxas de juros, a produção, o lucro e a gestão.

Ao analisar uma ação, um contrato futuro, uma moeda usando a análise fundamental, há duas abordagens básicas que pode-se usar: análise “bottom up” ou “top down”.

O termo é usado para distinguir tal análise de outros tipos de análise de investimentos, tais como análise quantitativa e a análise técnica.

A análise fundamentalista é realizada com base em dados históricos e do presente, com o objetivo de fazer previsões financeiras.

Existem outros objetivos possíveis, como realizar uma avaliação das ações da empresa e prever sua evolução provável de preços, fazer uma projeção sobre o seu desempenho empresarial, avaliar sua gestão e tomar decisões de negócios internos ou calcular o seu risco de crédito.

Análise Técnica

A Análise Gráfica, também conhecida como Análise Técnica, é uma ferramenta utilizada por investidores profissionais (conhecidos como traders), ou mesmo amadores, para o estudo do mercado de renda variável (como o de ações).

A Análise Gráfica pode ser definida como o estudo dos preços e de seus volumes. O analista técnico baseia-se na premissa que todas as informações estão representadas nos gráficos, na medida em que este traduz o comportamento do mercado (fundamentalistas, insiders e amadores).

O mercado avalia, a partir dos gráficos, a participação desses investidores que influenciam na formação dos preços. Algumas vezes, os grafistas preferem até mesmo não ter contato com as noticias, pois consideram que elas podem influenciá-los a atribuir um peso maior a uma informação já refletida graficamente.

Plataforma de investimentos recomendada: Rico – A sua plataforma de investimentos completa, ágil e segura

Principais conceitos

  • O preço de mercado representa um consenso, ao qual se dá o equilíbrio entre a oferta e a demanda da ação, e com isso o preço desconta todos os fatores possíveis (fatores macroeconômicos, fundamentalistas, políticos, psicológicos etc.);
  • Os preços formam-se dentro de tendências, ou seja, ocorrem períodos em que os preços oscilam segundo uma tendência de alta, de baixa ou lateral;
  • Certos níveis de preços são “gravados” pelo mercado, como por exemplo topos e fundos, onde exercem forte resistência ou suporte para o avanço dos preços, mas que se rompidos serão geralmente ultrapassados com grande intensidade;

A história se repete e, com isso, os padrões gráficos tornam-se identificáveis. Eles são baseados em padrões comportamentais, como ganância, medo, euforia e pânico, sempre presentes na natureza humana.

Pronto, agora que já apresentei as duas escolas, quero apresentar minha seleção com base em minha certificação, que é justamente fundamentalista e técnica.

Selecionei 20 empresas sob a óptica das duas escolas e que considero que pode ser utilizada para investidores que queiram distribuir sua carteira de investimento não apenas em renda fixa neste ínicio de 2017.

No próximo artigo, irei mostrar informações, detalhes e minha opinião, empresa por empresa, através das duas escolas de análise.

Convite

Se você não compreendeu alguns dos termos aqui utilizados, ou mesmo se já tem intimidade com eles, mas deseja se aprofundar em operações na Bolsa de Valores de forma profissional, tenho um convite:

Acompanhe meu trabalho no programa Ponto a Ponto, que é uma sala online gratuita, onde ensino e realizo operações durante todo o pregão da bolsa.

Repito, é gratuito, sendo necessário apenas que você abra sua conta na corretora, que é algo simples e feito pela própria internet. Clique aqui para fazer sua inscrição, e nos vemos lá no Ponto a Ponto! Forte abraço!

Nota: Esta coluna é mantida pela Rico.com.vc, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.