Home Internet Empregado doméstico: Saiba como deduzir essa despesa do seu IR

Empregado doméstico: Saiba como deduzir essa despesa do seu IR

por Imposto Rápido
0 comentário
Empregado doméstico: Saiba como deduzir essa despesa do seu IR

Se você tem empregados domésticos com carteira assinada, você pode abater as contribuições feitas para o INSS na Declaração do Imposto de Renda Anual.

Essa dedução é válida para a contribuição patronal paga à Previdência Social, ou seja, da contribuição feita pelo empregador doméstico de 8% incidente sobre o valor do salário mínimo, considerando os 12 salários do ano, férias, 1/3 sobre férias e do 13° salário. E é aplicada para quem entrega a declaração no Modelo Completo.

Convite: Faça seu imposto de renda com o Imposto Rápido! Facilidade e rapidez ao seu lado

O limite de dedução para 2016 é R$ 1.093,77. E é uma despesa boa visto que esse valor é dedutível diretamente do imposto calculado na declaração, diferente de outras que reduzem a base de cálculo do IR, como ocorre com despesas de educação e dependentes, por exemplo.

São considerados empregados domésticos aqueles que prestam serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial. Alguns exemplos são:

  • Empregada
  • Faxineiro
  • Jardineiro
  • Caseiro
  • Babá
  • Mordomo
  • Motorista
  • Governanta
  • Copeira
  • Cuidador de idoso

Para incluir essa despesa, o contribuinte deve informar ainda o nome completo, números do CPF e NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS/PASEP do empregado.

O contribuinte pode deduzir as contribuições do INSS parte patronal referente a 1 (um) empregado doméstico. Somente será aceita duas deduções desse tipo na mesma declaração se, ao longo do ano, o empregado foi demitido e outro entrou no lugar dele.

Uma dica é, caso na família haja mais de um empregado doméstico e o casal apresenta declarações separadas, cada cônjuge pode deduzir o INSS de um empregado na sua declaração.

Faça a sua declaração agora!

Nota: Esta coluna é mantida pela Imposto Rápido, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Texto por: Eliana Lopes Especialista em Imposto de Renda. Com mais de 10 anos de experiência trabalhando com Declarações de Pessoas Físicas, já passou por duas empresas Big Four (Deloitte e EY) e pela H&R Block.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.