Home Carreira Sagrada Família é mantida no modelo MVP muito antes do mundo conhecer as startups

Sagrada Família é mantida no modelo MVP muito antes do mundo conhecer as startups

por Eduardo L’Hotellier
0 comentário
Sagrada Família é mantida no modelo MVP muito antes do mundo conhecer as startups

Há pouco mais de um mês fiz uma viagem de negócios à Barcelona, na Espanha, e aproveitei o tempo livre para conhecer mais sobre as obras de Antoni Gaudí. Referência em arte e arquitetura, ele foi um artista à frente do seu tempo.

Posso dizer, sem dúvidas, que a estratégia para construção da basílica tenha sido precursora do modelo MVP, ao ser construída e colocada para visitação mesmo ainda inacabada.

Relatório grátis: É hora de comprar ações da Petrobras?

Durante minha visita à Sagrada Família, percebi que cada detalhe da fachada é incrível. Suas cores e formas refletem o por do sol mais bonito da cidade. A obra lindamente projetada representa bem o conceito de MVP (Minimum Viable Product) – em construção desde 1882 e com previsão de conclusão apenas em 2026.

Considerada a principal obra de Gaudí, ela continua a atrair milhares de visitantes todos os anos para Barcelona e, assim, consegue gerar receita cobrando pelas visitas em seus interiores, torres e escadarias.

Isso tem permitido manter a construção ao longo desses anos todos, mesmo após a morte do arquiteto, em 1926. Estima-se que os turistas colaborem com 13 a 20 milhões de euros por ano com a compra de bilhetes.

Com todo esse potencial criativo em torno da basílica, vale um questionamento: se uma igreja em construção já pode ser um produto rentável há muitos anos, por que sua startup não poderia gerar receita desde do começo?

Encontrar a saída para tornar um negócio rentável é um desafio para qualquer empreendedor.

Quem lembra de toda mudança de estratégia do Facebook entre 2010 e 2011 para encontrar uma forma de monetizar a plataforma? A saída foi abrir o site para anúncios. Hoje, junto com o Google, o Facebook recebe uma das maiores verbas dos anunciantes em todo o mundo.

No GetNinjas, o caminho encontrado por nós para rentabilizar a plataforma foi nos posicionarmos como um canal de anúncio para profissionais autônomos.

Por meio do aplicativo, os profissionais compram créditos para oferecer serviços, podem encontrar clientes mais próximos interessados e escolher os que mais interessar. Funciona como um classificados online, onde quem paga é o profissional anunciante.

eBook gratuito recomendado: Freelancer – Liberdade com muito trabalho e resultados

Quando comparamos os modelos de negócio das startups mais bem sucedidas com a obra da Sagrada Família, considerando todas limitações da época em que foi iniciada, posso dizer que a estratégia de abri-la para visitação antes de ser concluída foi mesmo a ideia precursora do MVP. Ela foi criada como um projeto audacioso, de grandes proporções, e aberta ao público antes mesmo de estar pronta.

Esse é um exemplo que a obra continua além do criador, vai além do fundador. Gaudí morreu, mas o projeto de construção da Sagrada Família permanece como ele planejou. Muitas vezes nós fundadores achamos que nossa empresa depende da gente. Gaudí nos mostra que é possível deixar um legado que perdura mesmo após sua morte.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.