Home Finanças Pessoais Objetivos, por que é tão difícil fazer o certo para ficar rico?

Objetivos, por que é tão difícil fazer o certo para ficar rico?

por Ricardo Pereira
0 comentário
Objetivos, por que é tão difícil fazer o certo para ficar milionário?

Já escrevi por aqui muitas vezes sobre planejamento e estratégias para alcançar um objetivo e aproveitar determinadas oportunidades, você se lembra? Pois é, estou definitivamente convencido de que esta é a única maneira de passar por momentos de crise sem “grandes” sobressaltos. Planejar e é preciso!

Ok, acho que de certa forma todos concordamos com essa afirmação. Mas, além da falta de planejamento, o que, por si só, já dá calafrios, muitos partem para a ação sem ao menos ter um objetivo financeiro claramente estipulado. Nem sequer sabem defini-los ou trabalhar seus prazos e necessidades.

Estranho? Sim, sem dúvida, mas muito comum. Poucas pessoas sabem exatamente o que querem da vida (eita chavão hein?). A maioria simplesmente vai levando a vida conforme os acontecimentos do dia-a-dia. Vão levando, levando e levando. Alguém se arrisca a apontar os amigos que já sabem onde querem chegar no médio e longo prazos e que, por isso, já estejam agindo (agora) para que o futuro se realize?

Comprar uma casa, fazer um MBA, trocar de carro e viajar são bons objetivos. São bons exemplos, que podem se tornar realidade desde que sejam buscados e trabalhados de maneira organizada, inteligente e planejada. Educação financeira não é só entender as siglas e jargões da área. Incrivelmente, tudo começa com um simples objetivo.

Objetivo? Por que?

A falta de objetivos transforma o investidor em uma simples “máquina de poupar”, o que implica no hábito de não perseguir rentabilidades maiores, investimentos mais sofisticados ou a reavaliação constante de sua carteira ou cesta de investimentos.

Isso é perigoso! Para quem está nessa situação, o simples fato de guardar dinheiro em algum investimento, pode ser o pontapé inicial. Vale lembrar que a realidade e a economia mostram que existem opções muito interessantes de investimentos na atualidade. No final, é bem simples: quando não existem objetivos, não existe o desejo de buscar um prêmio de risco. Isso mesmo, quando não temos objetivos, raramente nos arriscamos.

A organização é fundamental para encontrar e fundamentar bons objetivos. Aqueles pouco organizados e que ignoram a disciplina jamais terão metas a cumprir, já que a certeza do insucesso se apresenta como incentivo necessário para a desistência. Li certa vez que desistir de mudar é mais fácil do que decidir mudar. Fiquei encabulado!

Quem não tem objetivo, conta história

Quem não tem um objetivo, repito agora com palavras um pouco mais duras, sempre estará à margem do sucesso e dos vencedores. Se contentará com o óbvio, evitará quebrar regras e não contestará nada, nem ninguém. Será mais um. Deixando a veia dramática de lado, não é isso que queremos para nós, certo?

Até porque, em um belo dia, este se dará conta de quanta diferença um objetivo poderia fazer entre o que ele conquistou e tudo o que poderia ter conquistado. Pois, convenhamos, até o fracasso é privilégio daqueles quem tem objetivos. Eles fracassam tentando crescer, mudar. E crescem. Isso é, acima de tudo, sinal de sucesso.

O papo está filosófico demais?

Calma, é proposital. Quero chamar sua atenção para este momento especial – de crise, mas com algumas oportunidades. Quem se estrutura, certamente vive uma crise sendo capaz de sair dela mais preparado do que quando entrou.

Por último, uma reflexão bem direta: muitos choram e maldizem o mercado de ações, mas o que eles esperavam de um mercado de risco? Ah, sim, crises são cíclicas. Um pouco do estudo básico prévio sobre o mercado de capitais já seria suficiente para que aventureiros desavisados pensassem em um plano B.

O sob e desce das ações fazem parte do mercado, e com a queda dos juros no país, buscar conhecimento e alternativas de investimento no mercado de capitais é algo que não podemos deixar passar.

Conclusão: você quer ficar rico?

Quem possui objetivos e bom planejamento sabe que é um momento de grandes possibilidades, mesmo que existam variações no meio do caminho, as perspectivas para o futuro continuam sendo positivas.

Porque, no final das contas, não se trata de tentar enxergar a luz no fim do túnel – como muitos tentam fazer -, mas sim de manter a tranquilidade para continuar trabalhando por seus objetivos e para renová-los ao largo de sua concretização.

Muitos afirmam que querem ficar ricos, mas não encaram isso como um objetivo, na maioria das vezes não passa de uma vontade que surge no meio das dificuldades por más escolhas. Se você quer efetivamente ficar rico é necessário ir além. Planejar, se organizar e fazer acontecer.

Agora, para aqueles que ainda não sabem o que querem da vida, um alerta final, não delegue essa missão para ninguém. O risco de cair em segundo plano e ser apenas um personagem na realização dos sonhos de outras pessoas é grande. Cuidado!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.