Olá amigo leitor, tudo bem? Chegou mais um Top 5 Dinheirama. Como você já sabe, todo início de semana, publicamos uma seleção com o resumo dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior.

A ideia é lhe oferecer um panorama das preferências de outros leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Dinheirama Entrevista: Guilherme Carvalho, do Movimento Empreendedor

Empreender é um desafio e um sonho para muitas pessoas, mas como encontrar o caminho certo no empreendedorismo?

Qual o papel do Networking no sucesso dos negócios? No Dinheirama conversamos com empreendedores dos mais diversos setores para tentar entender o caminho das pedras e levar informação útil a quem está nesta estrada.

Desta vez, o papo é com Guilherme Carvalho, criador da “Inteligência de Marketing” e empreendedor da Baixada Santista. Ele está à frente do “Movimento Empreendedor”, focado em Networking para os empresários da região. O Movimento Empreendedor conta com o apoio do Sebrae Baixada Santista. Confira a entrevista exclusiva para o Dinheirama.

Clique aqui para ler o post completo

Check up financeiro: alternativa inteligente para cuidar do seu dinheiro

Chega uma hora na vida em que é preciso fazer um check up. A idade vem chegando, o tempo vai passando, e precisamos parar para ver se está tudo em ordem antes de começar uma nova rodada com muito mais gás, certo?

Check ups, aliás, não valem apenas para a nossa saúde. Quem não costuma levar o carro para um check up naquelas épocas onde vai ter que pegar muita estrada? Pois é, amigos, somos assim como os nossos carros. Precisamos de revisão e acertos constantemente para rodar com segurança e sem surpresas desagradáveis! Mas desta vez quero falar sobre outro tipo de check up: aquele que precisa ser feito nas contas.

As finanças de qualquer pessoa deveriam ser tão bem cuidadas quanto a saúde e os carros. Isso vale, obviamente, para quem cuida bem destas coisas! Mas quando falamos em dinheiro, muitas vezes vamos deixando a coisa rolar, achamos que dá para esperar, ou que não tem jeito, e aí não conseguimos resultado algum.

Clique aqui para ler o post completo

Tempo: Como você está perdendo (ou ganhando) o seu?

Dia desses, enquanto fazia um tempo em um shopping aguardando um amigo para um café, fui à livraria de uma grande rede. Força do hábito. Entrei, olhei rapidamente os lançamentos gerais e fui ao espaço destinado aos livros de economia, finanças e negócios. Hábito, de novo! Aproveito boa parte desse tempo (meu amigo avisou que atrasaria) para ler e pesquisar temas para os artigos publicados aqui no Dinheirama.

Então encontrei um dos livros que mais gosto do amigo do Gustavo Cerbasi, “Investimentos Inteligentes”, e comecei a folheá-lo. Conforme a leitura foi se desenvolvendo, aproveitei o conforto da livraria e me sentei em um acolhedor sofá que estava ao meu lado. A leitura foi ficando cada vez melhor quando percebi, meu amigo já havia enviado 3 mensagens que me aguardava na cafeteria.

Fui colocar o livro no local de onde o retirei e, de repente, me dei conta de como a seção de economia, negócios e finanças pessoais estava vazia. Dirigindo-me a saída, passei em frente da seção de quadrinhos. Fiquei assustado com leitores que se espremiam para ler e vislumbrar parte do matéria, alguns lendo de pé, outros sentados no chão. Um sucesso absoluto.

Clique aqui para ler o post completo

Crianças e dinheiro: A mesada é importante, mas fundamental é o seu exemplo

Na última semana, ao levar minha filha para a escola, fui parado por outro pai que conhece um pouco do meu trabalho e queria saber a respeito do tema “mesada”: ele queria saber se “dar dinheiro e conselhos financeiros aos filhos era ou não uma forma inteligente de começar a incluir o tema educação financeira na vida dos filhos”. Não vou reproduzir os diálogos que tive, mas acredito que vale a pena abordar esse tema mais uma vez por aqui, de uma forma muito franca e natural.

Quando pensamos em educação e crianças, independente se o tema é dinheiro ou não, o grande diferencial está no exemplo que o adulto representa. Isto é, na possibilidade de ensinar mais pelas ações que pelas palavras.

Clique aqui para ler o post completo

Disciplina, um hábito que faz toda a diferença para um universitário

Se você é um estudante universitário, muito provavelmente, você ingressou na faculdade com a ideia de obter uma profissão e ter um futuro melhor, não é? Já que você é uma pessoa preocupada com o seu futuro, como está a sua preparação financeira para os seus próximos anos de vida?

Falar de reservas e preparação financeira para um jovem universitário que está iniciando sua vida profissional parece difícil não é mesmo? Mas não é!

Construir uma reserva de emergências, mesmo que seja de pouco valor, já é um passo fundamental para um futuro financeiro estável. E para fazer isso, só lhe será exigida uma única habilidade, a disciplina.

Clique aqui para ler o post completo

 

 

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários