Home Mercados Dinheirama Entrevista: Pedro Guimarães, CEO da FIDUC

Dinheirama Entrevista: Pedro Guimarães, CEO da FIDUC

por Janaína Gimael
0 comentário
Dinheirama Entrevista: Pedro Guimarães, CEO da FIDUC

Você já ouviu falar em modelo de gestão patrimonial fiduciário? Pois bem, fiduciário vem de fidúcia, que significa confiança. Ou seja, trata-se de um modelo em que predomina a relação de confiança entre gestores e clientes, algo que é regulado por instituições públicas nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde é mais popular; e que no Brasil acaba sendo utilizado somente por family offices que administram grandes fortunas.

Por aqui, o modelo transacional, baseado em venda de produtos financeiros, acaba sendo o mais comum. Para explicar melhor como funciona, e para que você, leitor, esteja por dentro de todas as possibilidades do mercado, conversamos com Pedro Guimarães, ex-CEO da Conspiração Filmes e sócio-fundador da FIDUC, empresa que utiliza o modelo fiduciário de gestão patrimonial e financeira, que está no mercado desde o último ano e já conta com mais de 40 Associados, número que cresce rapidamente.

Pedro, poderia contar um pouco sobre sua trajetória até a criação da FIDUC?

Pedro Guimarães – Sempre estive ligado à área comercial ou financeira. Minha primeira empreitada, logo após trabalhar na empresa do meu pai, foi participar do projeto da Conspiração Filmes, onde fiquei por 11 anos e ocupei as funções de diretor financeiro, diretor da área comercial e presidente. Na sequência, eu e Paulo Veras, que viria a ser cofundador da 99, lançamos um site de compras coletivas, o Imperdivel.com, que teve grande sucesso inicialmente, mas acabou sendo vendido com o fim do mercado de compras coletivas. Em seguida, fui sócio em uma empresa de gestão de ativos e, a partir daí, passei a estudar o mercado de gestão patrimonial no Brasil, o que me levaria à criação da FIDUC.

A FIDUC tem foco no modelo fiduciário. Pode contar como funciona e quais os diferenciais?

P.G.: O princípio do modelo fiduciário é bem definido por John Bogle, fundador da Vanguard, maior mutual fund do mundo: “One person cannot serve two masters”. Em português, “Uma pessoa não pode servir a dois mestres”. Nessa definição, a palavra mais importante é servir, pois o princípio do modelo fiduciário é servir a alguém.  É um contraponto ao modelo transacional, adotado por bancos e plataformas de investimentos nos quais o princípio e, consequentemente, a remuneração das partes, é baseado na venda de produtos.

O que exatamente é a FIDUC e de onde surgiu a ideia de sua criação?

P.G.: A FIDUC está trazendo o modelo fiduciário em larga escala para o Brasil. Com esse objetivo, montou e está expandindo uma rede de associados formada por profissionais experientes do mercado financeiro, que entregam serviços de planejamento financeiro para seus clientes em todo o país. A ideia replica no Brasil o que a St. James’s  (SJP) faz com enorme sucesso no Reino Unido. Há alguns anos, fiz uma viagem para conhecer o fundador da SJP,  Mike Wilson, e o projeto de implementar no Brasil os mesmos princípios me pareceu uma oportunidade incrível.

Quem pode se tornar associado e quais as vantagens?

P.G.: Nossos Associados pertencem originalmente a três grandes grupos: consultores financeiros, bancários e agentes autônomos de investimento. Selecionamos os que compartilham nossa visão, têm muita disposição para trabalhar e querem ser empreendedores. São várias as vantagens: modelo de negócios simples que gera receita recorrente, solução regulatória e fiscal, treinamento, mentoria e oportunidade de reinserção profissional.

Qual a fonte de receita da FIDUC?

P.G.: Nossa única fonte de receita provém da taxa de administração de 1,5% que cobramos sobre os ativos líquidos sob gestão da FIDUC.  Essa remuneração compreende a elaboração de todo planejamento financeiro do cliente, inclusive investimentos, tudo dentro do modelo fiduciário, como todo grande family office no mundo.

Qual o perfil do cliente FIDUC?

P.G.: O cliente FIDUC tem o perfil de cada Associado espalhado pelo país, ou seja, um perfil abrangente como o da população brasileira.  Queremos montar uma base de clientes com a maior quantidade possível de pessoas que precisem de planejamento financeiro fiduciário. E estamos investindo em tecnologia, sobretudo em plataformas de Educação à Distância, para que nossos associados tenham o acompanhamento necessário para atenderem seus clientes.

Como você avalia a importância da educação financeira no Brasil hoje?

P.G.: Mais do que nunca, a educação financeira é fundamental para que a questão do equilíbrio orçamentário do cidadão deixe a esfera governamental e volte aos indivíduos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.