Home Investimentos A verdade por trás das operações de Day Trade na bolsa de valores

A verdade por trás das operações de Day Trade na bolsa de valores

por Leandro Martins
0 comentário
A verdade por trás das operações de Day Trade na bolsa de valores

DAY TRADE consiste em uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia (compra e venda ou venda e compra). O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade presente no mercado de ações, opções e minicontratos futuros de índice e dólar.

Disponível a qualquer um, e cada vez mais popular entre os investidores, conheça um pouco mais sobre essa modalidade de operação na bolsa de valores que é mais fácil do que você pensa, mas também tem mais armadilhas do que os iniciantes imaginam. É preciso técnica e disciplina para obter sucesso neste tipo de operação em bolsa de valores.

Dica para juntar dinheiro: abrir uma conta na Grão (é grátis, clique aqui)

Principais diferenças do Swing Trade e do Day Trade

Enquanto o Day Trade é a operação iniciada e encerrada no mesmo dia, o Swing Trade é a operação realizada para alguns dias ou poucas semanas, Vale ressaltar que ao vivo, no nosso programa educacional gratuito (todos os dias úteis durante o pregão aqui na modalmais) é justamente focado em Day Trade e Swing Trade com esses ativos (ações, opções, minicontratos etc). Fica o convite a todos para nos acompanhar na modalmais.

Day Trade com minis é mesmo a melhor opção?

Com a popularidade do mini dólar e do mini índice, sua facilidade de operar, e com seu baixo custo operacional e alta alavancagem, eles ganharam volume de negociação e apresentam alta liquidez. Com apenas 25 reais em conta na corretora modalmais, valor bem inferior às outras casas, já podemos operar 1 mini índice ou 1 mini dólar

Tudo isso reflete em um gráfico bem técnico, que favorece a aplicação da análise técnica.

Os principais mitos

  1. Não é vantajoso

A grande maioria efetua operações sem grande conhecimento da Análise Técnica e de suas particularidades do intra-day (movimento durante o dia). É verdade que quem operar por dicas ou notícias obterá fortes prejuízos no longo prazo. Ao contrário de quem opera com algum método e na experiência obtida através da Análise Técnica.  Ou seja, é preciso estudar e se dedicar;

  1. É estressante, pois é preciso operar várias vezes e ficar o dia todo de frente para o computador.

Na verdade, o melhor jeito de operar no Day Trade é utilizar uma boa metodologia, onde se pretende acompanhar a volatilidade ocorrida durante o pregão. Uma melhor volatilidade é conseguida, na maioria das vezes, nas primeiras duas horas – com isso, é possível obter alta rentabilidade com poucas operações, e em 1 ou 2 horas;

  1. Só é possível ganhar na alta.

Muitos investidores não sabem, mas quando a operação é caracterizada como Day Trade (iniciada e encerrada no mesmo dia), é permitido também iniciar uma operação vendido, ou seja, com uma venda em vez de uma compra (onde se pretende ganhar com a queda), sem custos adicionais (sem taxa de aluguel e, em alguns casos, corretagem adicional) como em outras operações vendidas de longo prazo.

Profissão Day Trader, Ilusão ou realidade?

Tem sido muito comum em palestras que ministro e na nossa sala de aula online ao vivo durante o pregão aqui na modalmais esse questionamento da troca do emprego (por vontade ou necessidade) pela profissão de trader. Realmente é sedutor pensar em largar todo o estresse do dia a dia para operar de qualquer lugar do mundo. Ainda mais hoje em dia, com a popularidade dos mini contratos e da baixa margem requerida de apenas 25 reais (valor mínimo para negociar 1 contrato).

Ser um Day Trader é realmente muito fascinante, mas no caminho há algumas armadilhas. Por isso é tão importante encontrar um método, controlar suas emoções e e ter um bom entendimento da parte operacional. Se você se precipitar e ir direto para o mercado antes de acertar estes pontos, na esperança de que irá vencer o mercado com facilidade, e achando que já está pronto para “viver de bolsa”, acabará perdendo tudo. E não falo apenas de dinheiro não. Poderá perder também algumas coisas muito mais importantes, como a família, sua carreira e sua saúde mental.

Adicionalmente, outro aspecto relevante é que muitos traders ingressam nesta atividade com a pressão por resultados. Precisam do lucro no mês para pagar despesas da casa e dos filhos. Essa pressão é terrível, e poderá inviabilizar todo o plano, pois é extremamente importante que o trader esteja confortável e sem essa pressão por resultados. Com isso, uma boa reserva financeira para as despesas mensais é fundamental.

Técnicas e Setups Vencedores

Periodicidade de 1 minuto; Gap gerado no preço do leilão de abertura; Mudança da tendência de curto prazo; Padrões de Candlestick importantes em períodos de 1 minuto; Suporte e Resistência no Day Trade; O uso dos números do Ponto Pivot; Principais figuras do intraday; Indicadores de Fluxo, são alguns exemplos de ferramentas para a formatação de seu setup operacional.

Na sala ao vivo para clientes da modalmais (modalmais.com.br) estou diariamente para ensinar setups e técnicas vencedoras, simples, mas bem eficientes, é a teoria apresentada na prática de um jeito bem objetivo. Provadas com recomendações em tempo real.

Guarde dinheiro agora: abra sua conta na Grão (é grátis, clique aqui)

Considerações finais

Agora que você já entendeu o que é Day Trade, e já recebeu as primeiras instruções, vale a pena a gente recapitular os pontos mais importantes:

  1. Primeiro será preciso aprender as técnicas, com as ferramentas, e encontrar um setup (seu método vencedor). Caso contrário, você ficará “pulando de galho em galho”, e só perdendo dinheiro.
  2. Em seguida (ou em paralelo) precisará aprender a controlar suas emoções. O controle psicológico do trader é fundamental para que os sentimentos como ganância e pânico não coloquem tudo a perder.
  3. E por fim, precisará executar de maneira correta as ordens de compras e de vendas, pois erros operacionais são frequentes e podem custar caro para o seu bolso.

E não esqueça de ver o vídeo da super Live que fiz com o Conrado Navarro e o Vinicius Fuzikawa da modalmais:

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.