Home Mercados Dinheirama Entrevista: Maytê Carvalho, CEO e founder da b.pass

Dinheirama Entrevista: Maytê Carvalho, CEO e founder da b.pass

por Janaína Gimael
0 comentário
Dinheirama Entrevista: Maytê Carvalho, CEO e founder da b.pass

Ela fundou a primeira plataforma de assinatura de serviços de beleza por aqui. É formada em Marketing pela ESPM e já trabalhou para marcas como Unilever e Boticário.

Eleita uma das grandes líderes mulheres de startups no Brasil, também foi uma das finalistas do programa O Aprendiz e participou do Sharktank Brasil, conseguindo investimento para o seu negócio. Estamos falando de Maytê Carvalho, CEO e founder da b.pass, que conversou com o Dinheirama sobre inovação e empoderamento feminino, entre outros pontos. “Quero empoderar as mulheres através do poder transformador da autoestima da beleza, sou entusiasta disso e assim o farei”.

Maytê, você poderia contar um pouquinho sobre sua trajetória e carreira até chegar onde está?

Maitê Carvalho:  Comecei aos 18 anos no Grupo WPP atendendo marcas de beleza como Unilever e O Boticário. Depois, empreendi com o Beleza de Farmácia e agora a b.pass, uma spinoff do BF.

Você foi eleita uma das maiores líderes mulheres de startup no Brasil. Há mulheres que são uma inspiração para você no mundo dos negócios?

M.C.: Sim! Karina Diniz e Tide Diniz do Grupo drogaria Iguatemi são uma referência, inovam no setor há mais de 40 anos (trouxeram, por exemplo, a primeira drogaria sem prateleiras por trás do balcão). Admiro muito a Oprah também, que além de comunicadora é uma brilhante empresária (possui sua própria network de comunicação).

Você participou do programa O Aprendiz. Qual o maior aprendizado que obteve?

M.C.: Entre competição e cooperação, é preciso “coopetir”: sozinho você não faz nada.

No programa Sharktank você conseguiu investimento com a investidora anjo Camila Farani. A que atribui o bom resultado?

M.C.: Creio que soube demonstrar com solidez e consistência o meu business plan e por isso ela optou por investir. A Camila é nossa investidora ainda hoje e uma mentora na b.pass.

A Startup Beleza de Farmácia ainda tem apenas mulheres trabalhando? Por quê?

M.C.: Sim, somos um time feminino, porém, não excluo a contratação de homens – apenas as pessoas que demonstraram mais empatia com o ser e estar da mulher no mundo e eram as mais capacitadas para a vaga eram mulheres nesse caso.

O que é empoderamento feminino para você? Você sempre recebeu estímulo para ser uma “mulher empoderada” ou teve que fazer isso por si só?

M.C.: Empoderamento feminino é ter voz ativa e protagonismo nas suas escolhas e decisões. É estimularmos a igualdade no pagamento dos salários nas empresas, uma realidade que ainda não acontece. É promovermos uma rede que suporta mulheres que queiram empreender e abrir o seu próprio negócio, seja possibilitando acesso ao capital ou capacitação.

A b.pass é considerada uma plataforma bastante inovadora, de onde veio a ideia para criá-la?

M.C.: A b.pass é uma empresa needs first e não ideas first: percebemos uma ineficiência no setor de serviços de beleza através de customer discovery e development. Nós vimos do lado da consumidora final uma maneira ainda extremamente analógica de se agendar e pagar serviços de beleza, por isso criamos uma experiência customer centric e user friendly do assistente pessoal: queremos cuidar das mulheres para que elas possam cuidar melhor de todo o resto.

Ainda sobre inovação, de onde você tira as ideias para negócios que tem ou que procura levar adiante?

M.C.:  Eu procuro ler muito, desde biografias como a do Elon Musk e da Rita lee, como livros mais clássicos, como, por exemplo, Admirável mundo novo, fora os técnicos como Platform revolution por exemplo. Meu repertório é eclético, gosto de cultura pop e erudita e acredito que a mistura entre ambas resulta em criatividade.

Quais os seus maiores desafios hoje? Onde a Maytê Carvalho quer chegar?

M.C.: Estruturar a operação do nosso negócio de maneira sólida e perene para que possamos escalar São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil! Quero empoderar as mulheres através do poder transformador da autoestima da beleza, sou entusiasta disso e assim o farei.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.