Home Finanças Pessoais Vamos falar sobre como limpar o nome?

Vamos falar sobre como limpar o nome?

por Redação Dinheirama
0 comentário
Vamos falar sobre como limpar o nome?

Em nosso especial sobre crédito já falamos sobre score e agora chegou a hora de tratar sobre um tema que preocupa: como limpar o nome que ficou sujo?

Se isso aconteceu com você, saiba que há cerca de 60 milhões de brasileiros na mesma situação. “São diversos motivos que levam alguém a ficar com o nome sujo, como desorganização financeira, emergências de diversas esferas (obras, manutenção de veículos, doenças), entre outros”, explica o gerente do Serasa Consumidor, Matheus Moura. Ele acredita que, como a maioria das pessoas vive no limite do salário, em momentos de emergência o caminho é quase certo para o endividamento. E se isso acontece, o que fazer?

Primeiro vamos falar sobre alguns pontos que você precisa saber sobre a questão de ficar com o “nome sujo” na praça. Saiba, para começar, que a empresa credora é que coloca o CPF de quem deve no Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC. Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor determina que o devedor deve receber uma notificação por escrito com antecedência, ou seja, antes do nome ficar sujo, para poder ter tempo de tentar uma negociação.

Saiba também que o seu nome pode até ser negativado por engano caso você seja vítima de alguma fasificação de documento ou assinatura. Portanto, fique atento às movimentações estranhas que possam ocorrer com seu cartão ou conta corrente, faça um BO caso isso aconteça, e avise o órgão de proteção ao crédito sobre o ocorrido.

É importante saber também que o prazo máximo para alguém ficar com o nome sujo é de cinco anos a partir da data da dívida. Ou seja, após esse prazo o nome deve ser retirado da lista de devedores. Apesar disso, a dívida ainda pode ser cobrada na Justiça e, durante esse tempo, é possível que você seja impedido de abrir uma conta, conseguir crédito ou financiamento.

E o pior é que, mesmo depois de limpar o nome, o credor ainda pode negar crédito a quem já ficou com o nome sujo. Mas, felizmente, cada vez há mais opções de crédito no mercado e, mais para frente, falaremos sobre isso neste especial.

Como deixar o nome limpo de novo?

E como acertar esta pendência então? Segundo Matheus Moura, do Serasa Consumidor, inicialmente é preciso que a pessoa que está com o nome sujo faça um planejamento financeiro para entender quanto poderá despender do salário sem comprometer outras dívidas fixas, como aluguel, água e luz por exemplo.

“A nossa sugestão é que esse valor seja de até um terço do salário. Feito isso, busque o credor e conte sua realidade com as informações de quanto poderia pagar. Diga a verdade e seja pró ativo. Quanto antes as dívidas forem quitadas, mais cedo o consumidor vai recuperar o crédito”, afirma.

E será que é verdade que na negociação das dívidas é possível conseguir grandes descontos? Sim. O recomendável, aliás, é negociar sempre. O Serasa Consumidor, por exemplo, oferece o Limpa Nome, um serviço online através do qual é possível negociar dívidas negativadas no Serasa e também contas atrasadas.

O órgão explica que é possível conseguir descontos de até 90% no valor devido, além de parcelas e condições especiais de pagamento. Portanto, lembre-se sempre de negociar antes de pagar, combinado? Para acessar o Limpa Nome basta clicar aqui. E caso sua dívida não esteja negativada no Serasa, mas em algum outro órgão, a dica continua sendo procurar a instituição para negociar.

Em nosso próximo texto, falaremos sobre o que você deve considerar para escolher a melhor opção de crédito no mercado caso venha a precisar! Boa sorte e até lá!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.