Home Finanças Pessoais 10 coisas para fazer por você no ano de 2019

10 coisas para fazer por você no ano de 2019

por Janaína Gimael
0 comentário
8 Resoluções Financeiras para um 2020 melhor (e mais rico)

Outro dia estava pensando no quanto postergamos atitudes fundamentais para ter mais satisfação na vida, você já refletiu sobre isso? Tenho amigos que vivem reclemando de algumas coisas, mas nunca param para procurar uma solução.

Eu mesma, um tempo atrás, fazia o mesmo. Hoje sinto que consigo priorizar no dia a dia o que realmente faz sentido para mim. Mas é claro, muitas vezes ainda é preciso que algo aconteça e eu volte a colocar na balança o que vale a pena e o que não vale a pena para continuar seguindo.

Diante dessas questões, vamos aproveitar que o começo de um ano novo está chegando para fazermos algumas coisas por nós mesmos?

Proponho que a cada mês de 2019 você faça algo especial, seja para o momento, somente para dar-se um respiro, seja visando a um futuro mais tranquilo.

Para ajudar, separei 10 sugestões. Veja quais delas se adequam mais ao seu caso e coloque-as na agenda mensal como um compromisso.

Também preencha este calendário com coisas que darão mais sentido à sua vida. Ao final de 2019, quero que você tenha orgulho de ter parado um pouco para cuidar um pouco mais de si. Eu também vou tentar fazer o mesmo por mim. Vamos lá?

1- Tirar um fim de semana para conhecer um lugar novo

Sair da rotina, mudar os passos e conhecer um lugar diferente é algo fundamental para se fazer de vez em quando. Na correria do dia a dia muita gente não consegue sequer tirar um fim de semana para dar-se o prazer de olhar outras paisagens. Faça isso por si mesmo. Nos tantos fins de semana que o ano tem, programe pelo menos um com este intuito. Conhecer lugares novos também nos ajuda a ampliar a visão sobre as coisas, voltar mais criativo, recarregar as energias.

2- Ir ao restaurante caro que você ainda não teve coragem de conhecer

Ok, nós não somos a favor de gastos à toa. E sabemos que na rotina do dia a dia, para equilibrar as contas, o ideal é economizar aqui e ali para poder poupar. Mas dar-se de presente, quando possível, uma ida a um lugar legal, como um restaurante que você adoraria conhecer, ainda que os preços sejam meio “salgados”, pode até ser um estímulo. Algumas experiências, aliás, entram na lista de memórias afetivas que cultivamos na vida.

3- Começar a cuidar-se melhor

Tomara que você já tenha começado a adotar uma rotina de saúde e bem-estar para sua vida, mas se ainda não o fez, está na hora de começar. Pegue um dia para tomar algumas medidas essenciais e coloque-as no papel para ir seguindo. Pretende se alimentar melhor? Vá ao supermercado e faça uma compra com itens mais saudáveis, como frutas e legumes. Faça uma pesquisa para verificar se alguma academia cabe na rotina ou orçamento; visite alguns parques para saber em quais deles você poderia correr toda semana; marque aquele check-up médico para ver se está tudo Ok. É um dia para dar aquele “start” que você nunca consegue, sabe? E se não parar para priorizar a questão, nunca conseguirá.

4- Dormir sem ter hora para acordar

Se você vive cansado e preocupado com os compromissos do dia a dia, é preciso que você se dê um tempo para descansar. Neste dia, você vai desligar o celular, fechar os cortinas, e dormir até mais tarde sem culpa. Vai também descansar da forma como quiser, do seu jeito, sem se preocupar com o resto. Tudo isso para recuperar as energias e ver que, de vez em quando, é possível parar, pois o mundo não vai acabar se isso acontecer, combinado? Muita gente é tão ligada no 220 que só para quando adoece. Aí percebe que ninguém morreu por conta disso!

5- Reunir os amigos e a família

Há quanto tempo você não chama os amigos ou os familiares para rir um pouco? Prepare um almoço ou uma noite especial com as pessoas que lhe fazem bem. Cada uma pode colaborar e levar algo, assim não fica pesado para o bolso. E a ocasião pode ser aquele feriado em que ninguém vai trabalhar, comemorar os aniversários do mês, ou até aquelas festas existentes em outros países, como o Dia de Ação de Graças ou o Dia de Los Muertos. Não importa a razão, o importante é reunir os amigos ou as pessoas que você quer bem e recarregar a alma com uma dose de boas energias.

6- Dar o primeiro passo para iniciar uma reserva financeira

Assim como falamos em dar o primeiro passo para melhorar a saúde e o bem-estar, é preciso que você também pegue um dia e comece a cuidar das finanças. Iniciar uma reserva financeira é fundamental para que durante a vida não seja preciso se endividar nem perder a cabeça caso surjam necessidades extras e você não tenha nada guardado. Ter uma reserva é ter um pouco mais de liberdade. Portanto, neste dia você anotará as receitas e despesas, fará alguns cortes em contas fixas desnecessárias, trocará algumas contas que estão muito altas (como a do celular talvez) e já separará um dinheiro que começará a fazer parte da reserva.

7- Definir 3 sonhos

Quais os seus sonhos de curto, médio e longo prazo. Muita gente não sabe. Muita gente, aliás, até deixou de ter sonhos, o que é inadmissível, certo? Se estamos vivos, precisamos sonhar. E são os sonhos que nos dão força naqueles momentos em que tudo parece desabar e também naqueles momentos em que é preciso, por exemplo, não gastar à toa. Sem sonhos, perdemos a vontade de persistir, inclusive com relação aos planos financeiros.

8- Avaliar se está no caminho certo na carreira

Será que você está feliz com o trabalho que tem? Será que está no caminho profissional que é o que queria? Muitas vezes apenas empurramos com a barriga algumas coisas e o tempo vai passando sem que nada construtivo seja feito. Quantas pessoas já ouvi reclamando o tempo todo sobre trabalho, mas sem coragem de dar um primeiro passo para a mudança? Este é um dia para você avaliar como anda esta questão e, se preciso, procure um profissional, como um terapeuta ou um coach de carreira para reavaliar seus caminhos.

9- Aprender algo novo

O que você gostaria de começar a aprender, mas ainda não conseguiu parar para dar o primeiro passo? Um novo idioma? Um instrumento? Dançar ou nadar talvez? Aprender é uma das melhores coisas da vida. Eu adoro aprender! Que tal tirar aquele sonho do papel e já começar a procurar algumas pessoas ou lugares que possam ser seus professores ou mentores neste caso? Se você começar hoje, daqui um ano estará agradecendo pelo evolução!

10- Parar um momento para agradecer

Finalmente, aqui no Dinheirama sempre procuramos lembrar o quão importante é sermos gratos. Está na hora de arrumar um lugarzinho, inclusive, para anotar as coisas boas que lhe aconteceram no dia, na semana ou no mês. Você pode separar um caderno ou anotar em papeis que irá colocando em uma caixa por exemplo. Ao final de um mês, de um trimestre ou de um ano, vá relendo todos esses papeis para ver que, no fim das contas, entre perdas e ganhos, entre mortos e feridos, você também terá muito o que agradecer! E isso lhe dará um gás extra para observar o quanto esta maluca aventura da vida vale a pena. Preparado?

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.