O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira que a instituição está disposta a vender parte de sua carteira de ações se houver boas oportunidades e bons projetos para investir, mas questionou a pressão para que o banco se desfaça de alguns investimentos.
“Fomos duros em manter nossa carteira, porque tinha uma pressão ‘vende, vende, vende’, ‘vende Petrobras (PETR3; PETR4)’. Até entendo todo mundo pressionando para vender, mas valorizou 100%”, disse Mercadante durante evento organizado pelo banco BTG Pactual (BPAC11).
Mercadante justificou que a carteira de investimentos do BNDES é planejada para gerar recursos que possam ser investidos posteriormente.
“Tem outra coisa que o mercado precisa aprender: o B de BNDES não é mais bobo, é banco. Nós queremos ganhar dinheiro, queremos resultado para ter retorno e ter dinheiro para investir. Tudo que a gente ganha, investe”, afirmou.
“Mas as nossas ações que estão maduras, pegam um rally bom, nós estamos prontos para desinvestir, desde que a gente tenha um bom projeto para entrar”, acrescentou.
Mercadante também disse em sua participação no evento que o Brasil precisa investir no desenvolvimento de motores de navegação com energia renovável, apontando que essa será uma demanda do futuro para garantir a competitividade das exportações brasileiras, em especial do agronegócio.