Home Finanças Pessoais Bolha imobiliária? Inflação alta? E agora?

Bolha imobiliária? Inflação alta? E agora?

por Seiiti Arata Jr.
3 min leitura
Bolha imobiliária? Inflação alta? E agora?

Bolha imobiliária? Inflação alta? E agora?Os leitores do Dinheirama atentos às notícias econômicas talvez tenham notado um padrão comum recentemente: questionamentos sobre a sustentabilidade do mercado financeiro, possíveis bolhas no setor imobiliário, inflação alta, queda de poder de compra da população e frustração empresarial.

Em um cenário assim, aumentam os riscos e oportunidades. Quem investiu em imóveis entre 2004 a 2007, por exemplo, provavelmente está colhendo bons resultados hoje. O futuro é sempre incerto, mas a cada dia fala-se mais em uma possível bolha imobiliária. Eu até gravei um vídeo sobre isso que convido você a assistir clicando aqui.

Os jornais gostam de ilustrar reportagens com casos da vida real, narrando as mudanças no comportamento dos consumidores e suas principais frustrações.

O roteiro é conhecido: durante a fase de maior crescimento econômico, a população geral aumentou os gastos (babás, escolas particulares, viagens com transporte aéreo e etc.) e, diante das mudanças econômicas atuais, começaram a cortar as despesas e renegociar dívidas.

Quem aproveitou a fase de prosperidade para desfrutar de experiências de vida e de consumo terá boas memórias, principalmente quando suas escolhas são conscientes (e não induzidas pela euforia da Psicologia do Consumo – clique para entender como isso funciona).

E, pelo que acompanho junto com clientes que participaram do “A Classe Alta”, nosso treinamento online de enriquecimento financeiro (clique para detalhes), também existem aqueles que optaram por construir ativos e investir em maior capacitação profissional durante essa fase. Em geral, eles adquiriram menos bens de consumo nos últimos anos. Porém, sentem-se mais livres e menos preocupados com o futuro.

Sempre defendo a ideia de que nossos resultados atuais dependem de nossas escolhas. E a qualidade das escolhas dependerá de dois grandes elementos: o elemento técnico (domínio da boa educação financeira, opções de investimentos, entendimento das taxas e tributos aplicáveis) e o elemento psicológico (crenças limitadoras, visão orientada por propósito, determinação e superação de medos irracionais).

Nova turma do curso

Por isso, estamos hoje abrindo uma nova turma de nosso curso online “A Classe Alta”. Caso tenha interesse em assistir a uma aula de amostra, clique aqui para informar seu email.

Parabéns a você pelo seu interesse em acompanhar a seleção do Dinheirama de fatos econômicos importantes e contínuos esforços em trazer educação financeira de qualidade a todos. É uma grande honra continuar essa parceria desde 2010 em nosso curso.

Foto “Money making idea”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.