Home Comprar ou Vender Bolsa a 40.°: quais ações podem ganhar com a onda de calor?

Bolsa a 40.°: quais ações podem ganhar com a onda de calor?

Com essa elevação no consumo de energia elétrica, é possível que as ações do setor de energia se beneficiem da onda de calor?

por Gustavo Kahil
0 comentário
40 graus

A onda de calor no Brasil, que levou algumas regiões a atingir os 40°, também traz repercussões para as ações listadas na B3 (B3SA3).

Estima-se um aumento no consumo de energia em 5,8% em relação à média para o mês de setembro, resultado do uso mais intenso de equipamentos de ar-condicionado, ventiladores e outros aparelhos de refrigeração.

A projeção foi elevada em comparação com a semana passada, segundo os dados do ONS (Operador Nacional do Sistema).

As elevadas temperaturas fazem com que o país conviva com uma carga de energia elétrica no último mês do inverno de cerca de 75.000 megawatts-médios (MWm), equivalente às registradas nos meses de verão.

A XP Investimentos reuniu os seus analistas e perguntou: com essa elevação no consumo de energia elétrica, é possível que as ações do setor de energia se beneficiem da onda de calor?

Em sua avaliação, o impacto pode ser encontrado em empresas como Equatorial (EQTL3), Energisa (ENGI11), CPFL (CPFE3), Neoenergia (NEOE3), Copel (CPLE3; CPLE6) e Cemig (CMIG4).

“Esperamos que esse cenário leve a dados fortes de volume nos resultados do 3º trimestre das empresas, refletindo os efeitos da onda de calor”, comentou a analista Maíra Maldonado.

Equatorial

A recomendação é de compra para Copel e Equatorial, sendo que a última é a principal escolha do setor.

“Com vasta experiência em melhorar a eficiência das concessões e capacidade de identificar ativos com potencial de valorização significativo, a Equatorial não dá nenhuma indicação de recuo no seu ritmo quando se trata de aquisições”, destaca.

Segundo ela, embora oportunidades em distribuidoras de energia possam parecer escassas, a recente entrada da companhia no setor de saneamento demonstrou que outros alvos de infraestrutura também estão no jogo.

A Cemig também está na lista de ações sob cobertura da XP, mas a recomendação é de manutenção como reflexo de as ações já estarem bem precificadas.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.