Temos registrado nos últimos meses diversas manifestações de leitores buscando mais informações sobre os investimentos em bolsa de valores.

Entendemos que o aumento da curiosidade pelo investimento se deve pela expressiva valorização do Ibovespa em 2016. O índice alcançou até 31/08/16 alta de +33,57%.

É inegável que o ambiente político e a real possibilidade de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, consumado nos últimos dias, foi um fator importante que mexeu positivamente com o mercado.

Isso melhorou muito a expectativa de que o Brasil, no médio prazo, volte a ter elementos econômicos positivos.

Fatores macroeconômicos também tiveram efeitos positivo na bolsa. Afinal, analisando os números até o momento, uma crise na China parece controlada. Até a tão comentada alta nos juros dos EUA pode não se concretizar em 2016.

Webcurso gratuito recomendadoTudo o que você precisa saber sobre Tesouro Direto

As reformas da economia

Ao que me parece, o grande desafio do país a partir de agora é efetivar as expectativas do mercado. Um novo desapontamento com o novo (nem tão novo assim) governo, poderá ter efeito rápido e drástico para o país.

O Brasil poderia mergulhar num período de crise econômica e descontrole político.

O governo deve mostrar firmeza no controle da inflação. Nesse quesito, a nova diretoria do Banco Central tem dado mostras evidentes que a meta será perseguida.

Para isso, talvez os juros precisem se manter elevados por um período ainda maior do que o mercado esperava.

O governo deve ainda mostrar disposição e controle sobre a base. Assim conseguirá aprovar rapidamente um conjunto de medidas que mostrem compromisso com o controle de gastos e reformas importantes, como a da Previdência.

Um olhar grafista

Aqui no Dinheirama contamos com a presença constante do analista gráfico Leandro Martins, que é um profissional que consideramos um dos mais preparados do país.

Leandro, ao longo dos últimos anos, têm-se destacado com o desempenho de suas carteiras recomendadas.

O analista gráfico acompanha o mercado de perto, examinando em detalhes os padrões e tendências, e analisando as figuras gráficas.

Ele comanda o programa Ponto a Ponto, disponível gratuitamente para quem tem conta aberta na corretora Rico.com.vc. E caso você não tenha, saiba que a abertura é gratuita.

Recentemente o Conrado Navarro (sócio-fundador do Dinheirama), gravou um programa fantástico com o Leandro.

Com duração de cerca de uma hora, eles exploram detalhes e observações importantes para quem está pensando em investir, ou até para aquele que já começou a investir em bolsa, mas valoriza o conhecimento de profissionais de referência.

Recomendo a você que deseja conhecer mais sobre Bolsa, que assista ao vídeo abaixo.

Conclusão

Na verdade, investir na Bolsa de Valores deveria ser algo mais natural no Brasil. A maioria das pessoas só passa a buscar mais informações sobre o investimento quando o mercado está em alta.

O momento certo para investir é quando conhecemos o que estamos fazendo e temos uma estratégia para isso. O recado final é de apostarmos no conhecimento e na razão.

Estude cada vez mais sobre bolsa, mas observe o mercado como um todo, inclusive, não deixando de lado as excelentes opções de renda fixa do momento.

Ebook gratuito recomendadoInvista sem medo em títulos públicos

Afinal, os juros continuam extremamente altos, oferecendo rentabilidades atraentes e muito seguras em produtos como o Tesouro Direto. Um abraço e até a próxima!

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários