Home Mercados Bolsas da Europa têm ganhos na semana; Novo Nordisk supera LVMH como mais valiosa

Bolsas da Europa têm ganhos na semana; Novo Nordisk supera LVMH como mais valiosa

Mineradoras subiram 1,5% na sessão, impulsionadas pela alta dos preços dos metais básicos

por Reuters
0 comentário
Bolsas Europeias

As bolsas de valores da Europa encerraram sem direção comum nesta ​​nesta sexta-feira, com empresas do setor de bens de luxo e montadoras de veículos em queda minimizando ganhos nos setores ligados a matérias-primas.

A sessão foi marcada ainda pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk destronando a francesa LVMH como a companhia listada mais valiosa da Europa.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou estável em 458,13 pontos, porém teve ganho na semana de 1,5%, no melhor desempenho desde meados de julho. O movimento ocorreu com valorização de ações de empresas expostas à China em meio a sinais de mais medidas de estímulo econômico por parte de Pequim.

Mineradoras subiram 1,5% na sessão, impulsionadas pela alta dos preços dos metais básicos que pegaram carona em medidas da China para apoiar seu mercado imobiliário e em dados que mostraram expansão no setor manufatureiro do país.

O setor de petróleo e gás teve valorização de 1,9% acompanhando os preços mais elevados da commodity.

Entre as principais altas da sessão, a Novo Nordisk avançou 2,1% ao emergir como a mais valiosa empresa listada na Europa. Investidores compraram ações da empresa em meio à demanda forte por seus medicamentos para diabetes e perda de peso. O movimento impulsionou o setor de saúde, que encerrou em alta de 0,5%.

A LVMH caiu 0,8% ao perder sua posição como empresa mais valiosa da Europa, que ocupou por dois anos e meio. O índice que reúne empresas do setor de luxo fechou em baixa de 1%.

O índice que reúne montadoras europeias teve a maior baixa do dia, 2,6%, pressionado por recuos de 5% da Volkswagen e de 6,3% da Renault. As duas empresas tiveram cortes de recomendação pelo UBS, que também reduziu preço-alvo de suas ações.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,34%, a 7.464,54 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,67%, a 15.840,34 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,27%, a 7.296,77 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,63%, a 28.650,49 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,59%, a 9.449,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,13%, a 6.182,07 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.