Home Mercados Bolsas europeias caem após aprovação de imposto derrubar bancos italianos

Bolsas europeias caem após aprovação de imposto derrubar bancos italianos

O setor de bancos da zona do euro recuou 3,5% em seu pior dia desde março, também pelo corte dos ratings de vários bancos dos EUA pela Moody's

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Freepik/ @ gpointstudio)

As ações europeias caíram nesta terça-feira, uma vez que os bancos italianos ficaram sob pressão depois que o governo do país aprovou um imposto de 40% sobre os credores, embora um salto nos papéis da farmacêutica Novo Nordisk após dados positivos sobre seu medicamento para obesidade tenha ajudado a limitar as perdas.

Bancos italianos como o Intesa Sanpaolo, Banco BPM e UniCredit caíram entre 5% e 9,1% depois que o vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, disse que uma taxa de 40% sobre os lucros extras dos bancos irá financiar itens como redução da carga tributária, cortes de impostos e apoio financeiro aos titulares de hipotecas de primeiras residências.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,23%, a 458,60 pontos, enquanto o índice Ftse/Mib de Milão, que havia subido para os maiores níveis em vários anos recentemente, caiu 2,1%, para o patamar mais baixo em quatro semanas.

O setor de bancos da zona do euro recuou 3,5% em seu pior dia desde março, também prejudicado pelas notícias de que a agência de classificação Moody’s cortou as recomendações de crédito de vários bancos pequenos e médios dos Estados Unidos e disse que pode rebaixar algumas das maiores instituições financeiras dos EUA.

O setor de mineradoras expostas à China caiu 1,8% depois que dados revelaram que as importações e exportações chinesas caíram muito mais rápido do que o esperado em julho, o que ameaça as perspectivas de crescimento e aumenta a pressão sobre Pequim para fornecer novos estímulos.

A Novo Nordisk disparou 17,3% para novo recorde, o que levou seu valor de mercado a 300 bilhões de dólares, depois que a farmacêutica dinamarquesa disse que um grande estudo mostrou que seu tratamento para obesidade Wegovy também teve um claro benefício cardiovascular.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,36%, a 7.527,42 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,10%, a 15.774,93 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,69%, a 7.269,47 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,12%, a 27.942,25 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,61%, a 9.301,80 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,08%, a 6.035,66 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.