Home Mercados Bolsas europeias caem após incerteza sobre juros globais

Bolsas europeias caem após incerteza sobre juros globais

O índice pan-europeu STOXX 600 recuou 1,09%, com os setores de tecnologia e imobiliário, mais sensíveis aos juros, na liderança das perdas

por Reuters
0 comentário
Londres

As ações europeias caíram nesta sexta-feira, uma vez que preocupações de que as taxas de juros globais podem permanecer elevadas por mais tempo ocuparam o foco dos mercados, enquanto os papéis do UBS saltaram depois que o banco suíço encerrou uma garantia estatal concedida para sua aquisição do Credit Suisse.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,09%, a 459,17 pontos, com os setores de tecnologia e imobiliário, que são mais sensíveis aos juros, na liderança das perdas, em baixa de cerca de 2,1% cada.

Todas as principais bolsas regionais também caíram, com o índice britânico FTSE 100 em baixa depois que dados mostraram que a economia do Reino Unido teve um crescimento inesperado no segundo trimestre, o que alimentou temores de mais aumentos de juros por parte do Banco da Inglaterra.

Embora a expectativa seja de que o Federal Reserve interrompa seu ciclo agressivo de aperto monetário, investidores estão preocupados com a probabilidade de desaceleração do crescimento econômico global e de novos aumentos de juros por parte do Banco Central Europeu.

O índice de referência STOXX 600 ficou estável na semana, já que balanços positivos foram ofuscados ​​por uma queda nos bancos europeus mais cedo nesta semana, após a decisão chocante da Itália de adotar um imposto bancário.

Todos os principais setores ficaram no território negativo, com recursos básicos em queda de 1,7%, em seu maior declínio semanal em sete, com os preços dos metais sob pressão depois que os dados econômicos fracos da China alimentaram preocupações sobre a desaceleração da demanda no maior consumidor mundial de metais.

Entre as altas, o maior banco da Suíça, o UBS, subiu 4,7% depois de dizer que não precisará da garantia que o governo suíço estipulou para resgatar o rival Credit Suisse.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,24%, a 7.524,16 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,03%, a 15.832,17 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,26%, a 7.340,19 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,05%, a 28.274,74 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,71%, a 9.434,30 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,57%, a 6.046,26 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.