Home Economia e Política Bolsonaro fica em silêncio durante depoimento à PF sobre suposta tentativa de golpe

Bolsonaro fica em silêncio durante depoimento à PF sobre suposta tentativa de golpe

Além de Bolsonaro, a PF também marcou para esta quinta-feira os depoimentos de mais 22 pessoas suspeitas de envolvimento na tentativa de golpe

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ex-presidente Jair Bolsonaro permaneceu em silêncio durante depoimento à Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre seu suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, afirmou a defesa dele na saída da sede da PF em Brasília nesta quinta-feira.

O advogado e ex-ministro de Bolsonaro Fabio Wajngarten disse que o ex-presidente ficou em silêncio porque a defesa alega que não teve acesso às provas apresentadas pela polícia.

“Esse silêncio, quero deixar claro que não é simplesmente o uso do exercício constitucional do silêncio, mas uma estratégia baseada no fato de que a defesa não teve acesso a todos os elementos por quais estão sendo imputados ao presidente certos delitos”, disse.

Antes do depoimento, os advogados do ex-presidente já haviam informado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à PF que Bolsonaro iria ficar em silêncio por não terem tido acesso à íntegra da delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid e de trocas de mensagens entre outros suspeitos.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou o pedido de acesso às provas e manteve o depoimento.

O advogado também disse que o ex-presidente nunca demonstrou simpatia a qualquer tipo de movimento golpista.

Além de Bolsonaro, a PF também marcou para esta quinta-feira os depoimentos de mais 22 pessoas suspeitas de envolvimento na tentativa de golpe, entre eles os ex-ministros da Defesa Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira e o presidente do PL partido de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto.

Uma fonte da PF envolvida nas investigações disse que, diante da intenção de Bolsonaro de não falar durante o depoimento, não foram feitos questionamentos a ele. Alguns outros envolvidos que foram intimados a depor prestaram esclarecimentos, acrescentou.

Mais cedo, na porta da sua casa em Brasília, Bolsonaro deu uma declaração sobre o ato convocado por ele com apoiadores para domingo na Avenida Paulista.

“Convidei o pessoal para aparecer para fazer um retrato para poder me defender, de resto não existe mais nenhum problema a ser tratado aí, tem questão técnica e a questão política, ultimamente tem impacto politicamente, técnica é outra história”, afirmou.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.