O Federal Reserve pode começar a reduzir a taxa básica de juros “em algum momento do terceiro trimestre” de 2024 se a inflação cair conforme o esperado, disse o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, na sexta-feira, afastando expectativas de qualquer movimento iminente, mas delineando um processo deliberativo que ganhará força nas próximas semanas.
Bostic disse esperar que a inflação, medida pelo índice PCE, termine 2024 em torno de 2,4%, um progresso suficiente em direção à meta de 2% do banco central dos Estados Unidos para justificar dois cortes de 0,25 ponto percentual na taxa de juros durante o segundo semestre do próximo ano.
“Não tenho a sensação de que isso seja algo iminente”, disse Bostic em uma entrevista à Reuters, com os formuladores de política monetária ainda precisando de “vários meses” para acumular dados suficientes e confiança de que a inflação continuará a cair antes de se afastar da atual faixa de 5,25% a 5,50% da taxa básica de juros.
Mas Bostic também disse que pediu à sua equipe que começasse a discutir princípios e limites para ajudar a estruturar o debate.
“Temos que descobrir como é a ‘vizinhança'” onde a perspectiva de inflação é tal que os cortes nos juros são justificados, disse Bostic. “Nas próximas semanas … Acho que vamos começar a falar sobre isso.”