Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Brasil irá apoiar produção de arroz com contratos de opções públicas

Brasil irá apoiar produção de arroz com contratos de opções públicas

A equipe técnica está fazendo as contas do custo da iniciativa, que poderia ficar em torno de 1,7 bilhão de reais

por Reuters
Agricultor segura punhado de arroz
Agricultor segura punhado de arroz
Agricultor segura punhado de arroz (Imagem: Reuters/Alaa al-Marjani)

O governo brasileiro prevê apoiar a produção de 1 milhão de toneladas de arroz por meio de um programa de contratos de opções públicas, enquanto busca elevar a safra do produto básico para garantir oferta adequada à população, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira.

O detalhamento foi feito após Fávaro ter sinalizado que o governo não mais fará um leilão para comprar arroz importado um certame foi cancelado anteriormente em meio a suspeitas de irregularidade.

Ele disse que, neste momento, não se faz necessário o leilão, já que os preços no mercado esfriaram, mas sim é importante “o estímulo à produção, como os contratos de opções”.

Segundo o ministro, a equipe técnica está fazendo as contas do custo da iniciativa, que poderia ficar em torno de 1,7 bilhão de reais.

No programa de opções, contudo, o governo só gasta os recursos se o produtor exercer o direito de vender o produto ao Estado.

“É um recurso que não é jogado fora porque se o produtor precisar exercer a opção e entregar o arroz para o governo e receber, o governo fica com o arroz e tem esse ativo para vender em outro momento. E se o mercado estiver acima da opção, não precisa, não tem o desembolso”, destacou.

Flávio Augusto Quadrado 2

Ele observou ainda que a ideia é ampliar a produção em outros Estados, já que hoje em dia o Rio Grande do Sul concentra cerca de 70% da safra do produto básico.

“O estímulo será de 1 milhão de toneladas nas mais diversas regiões do Brasil para contratos de opção para arroz”, disse.

O ministro acrescentou que o governo trabalha para que subvenção ao prêmio do seguro rural aumente para até 3 bilhões de reais ao ano, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 é debatida.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.