O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou neste sábado que o país vai convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para tratar dos ataques disparados pelo grupo islâmico Hamas contra Israel, que deixaram mais de 20 mortos e centenas de feridos.
“Na qualidade de presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão”, afirmou a chancelaria brasileira em comunicado à imprensa. O Brasil está como presidente do conselho durante o mês de outubro.
Segundo o Itamaraty, “o governo brasileiro condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza…Expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo de Israel.”
Os ataques promovidos com lançamentos de 5 mil foguetes e por terra fizeram o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, prometer retaliação. “Nosso inimigo pagará um preço que jamais conheceu”, disse ele. “Estamos em uma guerra e vamos vencê-la.”
Segundo o ministério, o Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe “deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina”.
A pasta mencionou ainda, em nota publicada às 10h14, que até o momento não há notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina.
O ministério citou também que o “governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”.