O governo brasileiro celebra uma conquista significativa nas relações comerciais bilaterais com o Chile, com o anúncio do reconhecimento, por parte das autoridades chilenas, da equivalência de sistemas de inspeção sanitária para as exportações brasileiras de ovos.
O processo “pre-listing” permite que o Ministério de Agricultura do Chile conceda ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) do Brasil a autoridade para certificar e habilitar estabelecimentos previamente auditados, incluindo a perspectiva de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos.
Esse reconhecimento fortalece a posição do Brasil como fornecedor confiável e contribui para garantir a segurança alimentar no Chile.
Resultados expressivos nas transações comerciais
Entre janeiro e novembro de 2023, o Chile se destacou como o sétimo maior importador de ovos do Brasil, totalizando mais de US$ 7 milhões em aquisições desse produto.
O reconhecimento do sistema brasileiro pelas autoridades chilenas abre caminho para um aumento significativo na participação brasileira no setor.
No mesmo período, o Brasil atingiu a marca de US$ 1,6 bilhão em exportações para o Chile, destacando-se em setores como carnes, produtos florestais e itens do complexo sucroenergético.
Cooperação entre os ministérios
O sucesso nesse acordo é resultado da estreita coordenação entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
A expectativa é que essa conquista fortaleça ainda mais os laços econômicos e comerciais entre Brasil e Chile, promovendo um ambiente propício para futuras negociações e parcerias.
O reconhecimento para exportação de ovos é mais um passo na consolidação de uma relação comercial sólida e benéfica para ambas as nações.
(Com informações da Agência Gov)