Finclass
Home Economia Brasil prevê iniciar em novembro testes de carga para importar energia da Venezuela

Brasil prevê iniciar em novembro testes de carga para importar energia da Venezuela

"O Brasil quer modernizar o seu sistema energético, se integrando com países vizinhos, a fim de que possamos garantir segurança de suprimento com a maior modicidade tarifária possível", disse Silveira

por Reuters
3 min leitura
Alexandre Silveira

O Ministério de Minas e Energia informou nesta terça-feira que a expectativa é de que em novembro sejam iniciados os testes de carga e transmissão para o Brasil voltar a importar eletricidade gerada pela hidrelétrica venezuelana de Guri.

Finclass

Na véspera, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se em Caracas, na Venezuela, com o ministro del Poder Popular para la Energia Elétrica, Nestor Luis Reverol Torres, com o objetivo de discutir a retomada da importação de energia para Roraima.

O ministério disse que foi formado um grupo de trabalho com representantes da pasta, do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da empresa responsável pelo setor elétrico da Venezuela para acelerar as tratativas entre os dois países, verificando os procedimentos e requisitos técnicos a serem cumpridos.

“Foi uma reunião extremamente importante, onde pudemos avançar para garantir a segurança energética do Norte do Brasil, retomando a importação de energia limpa e renovável de Guri para Roraima, que é o único Estado brasileiro que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”, afirmou o ministro, em comunicado da pasta.

A retomada da importação de energia da Venezuela foi viabilizada por um decreto presidencial assinado em agosto, em Parintins. Atualmente, o Brasil tem intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, além do Paraguai, por meio da usina hidrelétrica binacional Itaipu.

“O Brasil quer modernizar o seu sistema energético, se integrando com países vizinhos, a fim de que possamos garantir segurança de suprimento com a maior modicidade tarifária possível”, disse Silveira, no comunicado.

Finclass

Ele destacou que também é um objetivo do governo ampliar o intercâmbio com a Venezuela e os demais países vizinhos para as áreas de petróleo e gás.

Além do ministro de Energia venezuelano, Silveira também se reuniu com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e com o ministro do Petróleo, Pedro Rafael Tellechea, para discutir pautas e parcerias entre os dois países, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.