Home Economia e Política Brasil tem superávit comercial de US$ 7,5 bi em março

Brasil tem superávit comercial de US$ 7,5 bi em março

Pesquisa da Reuters com economistas apontava expectativa de saldo positivo de 6,9 bilhões de dólares para o período

por Reuters
3 min leitura

A balança comercial brasileira registrou superávit de 7,483 bilhões de dólares em março, segundo dados do governo divulgados nesta quinta-feira, com recuo significativo das exportações no mês.

Também nesta quinta, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) piorou sua projeção para o saldo comercial do país em 2024, passando de um resultado positivo de 94,9 bilhões de dólares previsto em janeiro para um superávit de 73,5 bilhões de dólares.

Se confirmada a nova projeção, o ano será encerrado com um saldo comercial 25,7% abaixo do observado em 2023, quando ficou positivo em 98,9 bilhões de dólares.

A piora na perspectiva para este ano foi influenciada por uma previsão de exportações mais fracas, de 332,6 bilhões de dólares, contra 348,2 bilhões de dólares estimados em janeiro.

Ao mesmo tempo, o MDIC vê 259,1 bilhões de dólares em importações neste ano, acima dos 253,8 previstos há três meses.

Para a corrente de comércio, que soma exportações e importações, a projeção foi revisada para 591,7 bilhões de dólares, contra estimativa anterior de 602,0 bilhões de dólares.

Março

O saldo positivo de 7,5 bilhões de dólares em março ficou acima da estimativa apontada em pesquisa da Reuters com economistas, que apontava expectativa de saldo positivo de 6,9 bilhões de dólares para o período.

O desempenho da balança comercial no mês passado foi 30,4% mais fraco do que os 10,8 bilhões de dólares de saldo

registrados em março de 2023. O valor das exportações caiu 14,8%, a 27,980 bilhões de dólares, enquanto as importaçõescaíram 7,1%, a 20,498 bilhões de dólares.

O diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do MDIC, Herlon Brandão, afirmou que a comparação entre os saldos apresentou grande diferença porque março de 2023 registrou recorde histórico no valor dos embarques de produtos ao exterior.

Os dados da pasta mostraram ainda que o saldo comercial acumulado no primeiro trimestre foi de 19,079 bilhões de dólares, 22,2% maior que o observado no mesmo período de 2023.

O desempenho foi resultado de exportações de 78,272 bilhões de dólares e importações de 59,194 bilhões de dólares.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.