Uma frente fria avançará pelo Oceano Atlântico, entre as regiões Sul e Sudeste do país, a partir da quinta-feira (24) e deverá permanecer estacionário até sábado (26).
Esse sistema, juntamente com o comportamento dos ventos na coluna atmosférica, favorecerá a formação de um canal de umidade desde a região amazônica até o Sudeste do Brasil.
Para que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configure, será necessário a persistência desse canal de umidade por pelo menos quatro dias consecutivos.
3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimentos
Na Figura 1, os tons em azul escuro indicam o aumento da umidade nas áreas citadas.
É importante destacar que a ZCAS se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens de chuva. Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população.
Figura1: Mapa com linhas de corrente em 850 hPa, Omega em 500 hPa e Água Precipitável (> 45 mm) prevista pelo modelo Cosmo entre às 9h da sexta (25) e 21h da segunda (28)
O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias.
Os avisos meteorológicos especiais são publicados diariamente no portal em alertas2.inmet.gov.br/.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.