Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Brasil terá bandeira verde na tarifa de energia em agosto, diz Aneel

Brasil terá bandeira verde na tarifa de energia em agosto, diz Aneel

Em julho, a bandeira havia sido amarela pela primeira vez desde abril de 2022, com custo de 1,885 real a cada 100 kW/h consumidos

por Reuters
3 min leitura
Em relação ao ano anterior, os preços da energia foram 30,6% mais baixos e os preços dos bens intermediários caíram 4,5%, mais do que compensando os bens de capital e os bens de consumo duráveis e não duráveis mais caros

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária de agosto será verde, indicando que não haverá cobrança adicional da conta de luz, devido a condições mais favoráveis para a geração de energia no país.

Finclass Vitalício Quadrado

Em julho, a bandeira havia sido amarela pela primeira vez desde abril de 2022, com custo de 1,885 real a cada 100 kW/h consumidos.

“Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês”, destacou a Aneel, em comunicado.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país.

“Porém, o volume de chuvas na região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, acrescentou.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil.

Finclass Vitalício Quadrado

Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.