A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária de agosto será verde, indicando que não haverá cobrança adicional da conta de luz, devido a condições mais favoráveis para a geração de energia no país.
Em julho, a bandeira havia sido amarela pela primeira vez desde abril de 2022, com custo de 1,885 real a cada 100 kW/h consumidos.
“Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês”, destacou a Aneel, em comunicado.
Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país.
“Porém, o volume de chuvas na região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, acrescentou.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil.
Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.