Home Empresas Brasileiro acredita que o X voltou e Moraes vira assunto do dia

Brasileiro acredita que o X voltou e Moraes vira assunto do dia

O assunto mais comentado do momento no X é o ministro; Bolsonaro publica texto a favor da rede social

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão plenária do STF

Os brasileiros estão aproveitando o retorno do X nesta quarta-feira (18), que aconteceu por uma falha técnica, para “massacrar” o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. Partiu dele a ordem de suspender a rede social em 30 de agosto, em uma decisão posteriormente confirmada por unanimidade pela Primeira Turma da Corte.

O assunto mais comentado do momento é Alexandre de Moraes.

X Moraes
(Imagem: Reprodução/ X)

<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>

Veja algumas mensagens da comunidade:

alexandre de moraes eu NÃO USEI VPN quando eu cheguei já tava assim”

“Se o twitter cair denovo eu vou tacar a cadeira no Elon Musk e Alexandre de Moraes

“Parece que o Elon Musk deu um Xeque Mate no Alexandre de Moraes? Anatel vai ter que rebolar pra bloquear o Twitter agora”

“A dona do bluesky vendo seu trabalho inteiro jogado no lixo após o alexandre de moraes tropecar nos fio e ligar o twitter denovo”

O ex-presidente Jair Bolsonaro também fez uma longa postagem sobre o assunto:

“- Parabenizo a todos pela pressão que fazem as engrenagens circular na defesa da democracia no Brasil. Desistir não e uma opção e os senhores é que alimentam um futuro próspero a nosso país.

-Nos últimos dias, os brasileiros testemunharam acontecimentos que lançaram ainda mais luz sobre os graves retrocessos à liberdade no Brasil.

– O X foi banido por questionar decisões judiciais que exigiam não só a remoção pontual de postagens, mas a exclusão permanente de perfis. Isso é censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais. – Pior: ao banir a maior rede social do país, não foi uma empresa que foi punida, mas milhões de brasileiros, privados do acesso livre à informação e do direito de se expressar.

– Pouco antes, o mesmo ministro censurou a Folha de SP, impedindo-a de publicar uma entrevista com Filipe Martins, um inocente preso por mais de 6 meses sem julgamento sob a alegação de ter feito uma viagem que nunca realizou.

– O mesmo ministro transformou uma discussão banal sobre uma fila de aeroporto em um “atentado à democracia”, tornando uma família ordeira e cumpridora da lei parte de um inquérito sem qualquer justificativa legal.

– A Starlink também foi punida arbitrariamente, tornando-se vítima colateral de uma disputa judicial da qual não era parte. Isso mina a segurança jurídica e a confiança dos investidores. O Brasil deveria ser um porto seguro para investimentos e inovação, mas afugenta investidores e rejeita empresas inovadoras.

– Todo este enredo surge enquanto as revelações de Glenn Greenwald, publicadas na Folha de SP, mostram que esses inquéritos ignoram o devido processo legal, com pré-seleção de alvos baseada em suas opiniões políticas e não em suas ações.

– Quando a justiça age seletivamente, todos corremos risco. Quando a censura prévia é normalizada, perdemos nossa liberdade. Quando a liberdade de expressão e de imprensa são ameaçadas, a Democracia grita por socorro. – Deus, Pátria, Família e Liberdade”

O X voltou? Entenda

Após usuários relatarem que conseguiram acessar o X no Brasil na manhã desta quarta-feira, 18, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou em nota que a rede social não foi liberada e que está “verificando os casos informados”. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, trata-se de uma instabilidade no bloqueio da plataforma.

Não é a primeira vez que usuários relatam a intermitência do bloqueio, que já foi apontada em semanas anteriores. Contudo, o volume de registros cresceu nas últimas horas. Em publicações em outras redes sociais, especialistas em tecnologia dizem que uma das possíveis explicações seria a alteração do controle de “IPs puros”, um rótulo numérico que identifica um dispositivo conectado à rede. É a partir do IP que as operadoras bloqueiam o acesso. Quando há alterações nesses códigos, é preciso rearranjar as barreiras.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.