Home Finanças Pessoais Brasileiros não ligam para investir e fazer poupança

Brasileiros não ligam para investir e fazer poupança

por Willian Binder
0 comentário

Brasileiros não ligam para investir e fazer poupançaA maioria dos brasileiros não tem o costume de guardar dinheiro, mostra pesquisa divulgada pela Serasa Experian na última sexta-feira (07). O estudo apontou que sete em cada dez brasileiros não têm o hábito de poupar e ainda que metade dos brasileiros desconhece as vantagens de se manter essa rotina.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope, a pedido da Serasa, em 142 cidades do país. Mais de 2.000 pessoas, todas maiores de 16 anos, foram entrevistadas.

O estudo mostra que 69% dos brasileiros não poupam. A falta de interesse pode ser explicada pelo desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação. Mais da metade dos participantes (52%) não sabia ou não informou corretamente quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100 com juros.

Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de dez salários mínimos – o que pode nos mostrar mais uma vez a importância da educação.

O consumismo ataca novamente

O levantamento ainda aponta que 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso.

Estratégias de economia e conseguir descontos no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos entrevistados, que optam pelo parcelamento, de acordo com a Serasa Experian.

Por fim, através da pesquisa foi possível visualizar que as condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Moradores do Sul do país, entretanto, declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões.

O consumo é um assunto que levanta muitas discussões, principalmente quando estamos falando de finanças pessoais. A base de artigos sobre o assunto aqui no Dinheirama é vasta e sugerimos a leitura para quem quer se informar ainda mais (clique aqui para ver).

Outros temas como planejamento e investimento também apresentam inúmeros artigos e considerações que certamente irão auxiliar em seu processo de aprendizado e controle financeiro.

Nós separamos alguns artigos relacionados aos temas. Confira abaixo:

Fonte: UOL. Foto de freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.