Brasileiros não ligam para investir e fazer poupançaA maioria dos brasileiros não tem o costume de guardar dinheiro, mostra pesquisa divulgada pela Serasa Experian na última sexta-feira (07). O estudo apontou que sete em cada dez brasileiros não têm o hábito de poupar e ainda que metade dos brasileiros desconhece as vantagens de se manter essa rotina.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope, a pedido da Serasa, em 142 cidades do país. Mais de 2.000 pessoas, todas maiores de 16 anos, foram entrevistadas.

O estudo mostra que 69% dos brasileiros não poupam. A falta de interesse pode ser explicada pelo desconhecimento das vantagens financeiras de uma aplicação. Mais da metade dos participantes (52%) não sabia ou não informou corretamente quanto teriam em uma aplicação financeira, após um ano, se investissem R$ 100 com juros.

Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de dez salários mínimos – o que pode nos mostrar mais uma vez a importância da educação.

O consumismo ataca novamente

O levantamento ainda aponta que 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso.

Estratégias de economia e conseguir descontos no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos entrevistados, que optam pelo parcelamento, de acordo com a Serasa Experian.

Por fim, através da pesquisa foi possível visualizar que as condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Moradores do Sul do país, entretanto, declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões.

O consumo é um assunto que levanta muitas discussões, principalmente quando estamos falando de finanças pessoais. A base de artigos sobre o assunto aqui no Dinheirama é vasta e sugerimos a leitura para quem quer se informar ainda mais (clique aqui para ver).

Outros temas como planejamento e investimento também apresentam inúmeros artigos e considerações que certamente irão auxiliar em seu processo de aprendizado e controle financeiro.

Nós separamos alguns artigos relacionados aos temas. Confira abaixo:

Fonte: UOL. Foto de freedigitalphotos.net.

Willian Binder
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários