As ações da Braskem (BRKM5) decolaram 8% na segunda-feira (20) e estendem os seus ganhos para esta terça-feira (21) com uma valorização adicional de aproximadamente 4%.
A petroquímica anunciou, na semana passada, a execução de sete projetos, no valor estimado de R$ 614 milhões, para ampliar a capacidade atual de produção em cerca de 139 mil toneladas na Bahia, no Rio Grande do Sul e em Alagoas, distribuídas entre polietileno (PE), PVC e outros produtos químicos.
Os projetos devem ocorrer no âmbito do Regime Especial da Indústria Química (Reiq Investimentos), que prevê o crédito presumido de 1,5% de PIS/Cofins para execução de investimentos na ampliação de capacidade instalada da indústria química brasileira.
Faça parte da Imersão Omaha e conheça Warren Buffett com Thiago Nigro
“Com a execução de mais esses novos investimentos, a Braskem reforça seu compromisso com a indústria química nacional, gerando mais de 2.200 postos de trabalho no Brasil durante a execução das obras, e com o atendimento ao mercado brasileiro”, informou a empresa por meio do comunicado.
Para o BTG Pactual, contudo, não há nenhuma razão fundamental específica para o desempenho superior, nem que ele esteja ligado ao anúncio recente da empresa de aumentar sua capacidade de produção.
“Em vez disso, a explicação mais provável está no posicionamento técnico, onde desequilíbrios geralmente levam a tais movimentos”, ressaltam os analistas Luiz Carvalho, Pedro Soares, Henrique Pérez e Daniel Guardiola.
Segundo eles, ao elevado posicionamento a descoberto nas ações, alguns investidores começaram a cobrir suas posições após o declínio de 30% das ações nos últimos 3 meses. “Embora alguns clientes tenham perguntado se isso poderia sinalizar um ponto de virada para a Braskem, continuamos cautelosos”, pontua o BTG.
O relatório destacou que o atraso contínuo na recuperação do ciclo petroquímico sugere que novas revisões de lucros podem estar no horizonte. “Essa dinâmica pode apresentar um melhor ponto de entrada quando as revisões negativas diminuírem ou os spreads exibirem uma tendência de recuperação mais sustentada. Por enquanto, permanecemos neutros”, conclui o relatório.