Home Empresas Braskem vê crescimento nos spreads internacionais no 3º tri

Braskem vê crescimento nos spreads internacionais no 3º tri

Números foram afetados por fatores geopolíticos e logísticos, como os altos custos de frete, decorrentes dos conflitos no Mar Vermelho

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Braskem

A Braskem (BRKM5) divulgou nesta quarta-feira (23) em seu relatório de produção e vendas referente ao terceiro trimestre de 2024 que obteve crescimento nos spreads internacionais, impulsionados principalmente por fatores geopolíticos e logísticos, como os altos custos de frete marítimo decorrentes dos conflitos no Mar Vermelho.

No Brasil e América do Sul, a retomada das operações no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), que havia sido afetado por um evento climático extremo em maio, contribuiu para a elevação na taxa de utilização das centrais petroquímicas, resultando em um aumento de 2 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior e 5 p.p. comparado ao mesmo período de 2023.

Veja como dar os primeiro passos para viver de renda; clique aqui e acesse:

3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimentos

As vendas de resinas no mercado brasileiro cresceram 6% em relação ao segundo trimestre, impulsionadas pela maior demanda nos setores de higiene, limpeza, construção civil e saneamento​.

Nas operações internacionais, a empresa relatou paradas programadas em suas plantas de polipropileno (PP) na Europa e polietileno (PE) no México, o que levou à redução da taxa de utilização nesses mercados. Mesmo com esses desafios, a Braskem obteve um aumento de 21% nas exportações de resinas, favorecida pela maior disponibilidade de produtos para venda e pelas oportunidades comerciais na América do Sul​.

O relatório também destacou a volatilidade nos preços das matérias-primas, com a nafta apresentando uma queda de 2% e o etano uma redução de 18% em relação ao trimestre anterior. No entanto, o aumento de 23% no preço do polietileno (PE) nos Estados Unidos contribuiu para a elevação dos spreads petroquímicos​.

Veja o comunicado da Braskem

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.