As ações da Brava (BRAV3) caem em torno de 5% nesta sexta-feira (20) após a empresa atualizar a expectativa de retorno da produção do campo de Papa Terra para o início de dezembro de 2024.
Após uma parada programada desde 27 de julho, a produção foi reiniciada em 29 de agosto, estabilizando-se em 15 mil barris por dia.
A produção foi interrompida novamente em 4 de setembro a pedido da ANP para esclarecimentos sobre manutenção e segurança. A empresa decidiu avançar em inspeções e manutenções programadas para garantir a segurança operacional.
Segundo a Guide Investimentos, a Brava encontra-se em uma situação complicada.
“Com essa parada a Brava perde aproximadamente 27% da sua produção total. As intervenções previstas para esse ano em Papa Terra serão postergadas para o próximo ano. Além disso, nos próximos meses em Atlanta será feito a troca de conexões entre os FPSOs Atlanta e Petrojarl. Isso pode levar a um período de volatilidade de produção além de expectativas do mercado”, aponta o analista Mateus Haag.
Para o BTG Pactual, a notícia da Brava é, sem dúvida, um evento negativo.
“Inicialmente, esperávamos que a plataforma permanecesse inativa por alguns dias (talvez semanas), portanto, o fato de levar mais de dois meses provavelmente pegará muitos investidores de surpresa”, opina o banco em um relatório enviado a clientes.
Visibilidade da Brava
Para os analistas, melhorar a visibilidade operacional é crucial para reduzir o risco percebido em torno da tese, contudo, mais importante ainda, permitirá que a empresa comece a diluir os seus custos fixos ainda elevados.
“Recentemente, compartilhamos uma análise de sensibilidade sobre a dependência da capacidade de geração de FCFE do BRAV no crescimento da produção. Portanto, embora avançar com a manutenção adicional em Papa Terra ainda possa permitir à empresa entregar uma produção sólida em 2025, os desafios são crescentes”, estima o BTG.
Com isso, o banco reafirma que prefere ganhar exposição ao setor de petróleo e gás por meio de outros nomes. A ação da Prio (PRIO3) é a escolha preferida.