Home Economia Bye, Bye, Biden: Tudo o que você precisa saber sobre o debate

Bye, Bye, Biden: Tudo o que você precisa saber sobre o debate

“É inconcebível que um apartidário acredite que Biden possa servir como presidente de forma competente por mais quatro anos"

por tixanews
3 min leitura
Trump Biden
Trump Biden
(Imagem: Elaboração/ Tixanews)

Admirável público, essa newsletter mal começou a circular  e vou te dizer… depois do debate de ontem, se os Democratas não mudarem seu candidato…. Trump vai subir a rampa da Casa Branca. Tem rampa na Casa Branca, BRASEW?

Como contei na primeira edição (você precisa se inscrever aqui. correndo!!!!), esse debate antecipado era um teste para Biden. Definitivamente, se alguém disser que ele passou…. mas não disseram.

🧟‍♂️ Na CNN e no New York Times, nas análises pós debates, o que se diz é que os Democratas estão em pânico e já pensando em como dizer para o Biden que ele não vai poder concorrer.

🧟‍♂️Nas manchetes dos jornais, coisas como Biden tropeça, Biden fracassa, Biden is toast.

🧟‍♂️ O Ian Bremmer, aquele analista político mais badalado do mundo, escreveu no eX-Twitter:

“É inconcebível que um apartidário acredite que Biden possa servir como presidente de forma competente por mais quatro anos”.

🧟‍♂️O site Politico escreveu:

“Os sinos de alarme para os democratas começaram a soar no segundo em que Biden começou a falar com uma voz rouca e hesitante. Minutos depois do início do debate, ele se esforçou para montar uma defesa eficaz da economia em seu turno e errou a descrição das principais iniciativas de saúde que ele tornou centrais para sua candidatura à reeleição, dizendo “finalmente vencemos o Medicare” e afirmando incorretamente o quanto sua administração reduziu o preço da insulina. Ele se encurralou no Afeganistão, trazendo à tona a retirada malfeita de sua administração sem ser solicitado. Ele repetidamente confundiu “bilhão” e “milhão” ….”

E quando Biden não estava falando, ele parecia um zumbi, ficava paralisado olhando o além, boquiaberto, os olhos arregalados e sem piscar.

🧟‍♂️ Nos grupos de eleitores indecisos, monitorados por Frank Luntz (aquele que passou os últimos 30 anos com grupos de eleitores durante os debates), coisas assim foram ditas:

“As expectativas esta noite para Biden eram simplesmente aparecer e parecer vivo – e ele estragou tudo!”

🔜 A voz parecia querer falhar. Sua campanha logo soltou para os jornalistas que ele estava resfriado (passou uma semana em Camp David treinando pro debate e deixaram ele resfriar???? Não deram um resfenol? ). Não colou.

🥶 Treta. O problema de Biden não é exatamente a idade, mas a fragilidade que ele aparenta. Trump tem só 3 anos a menos e parece forte. Aliás, ele disse no debate que fez dois testes cognitivos e tirou dez e desafiou Trump a fazer um teste também.

💭 Nossa, Tixa, mas o Biden parece bem!!!! Parece mesmo. O problema é que esse gif é do debate de 4 anos atrás. 😱

DÁ PARA SUBSTITUIR O BIDEN NA CORRIDA?

👀 Dá. Mas parece que tudo seria mais fácil se o próprio Biden decidisse sair da disputa, de acordo com as regras do próprio Partido Democrata. Biden venceu cerca de 95% das primárias e tem direito a concorrer. Mas os delegados não são obrigados a votar em Biden novamente na convenção final.

Mas, obviamente, Biden sempre pode continuar sendo o candidato. Ele até foi nas festas pós-debate.

E o que disse Trump?

Imigrantes

📺 Eita homem focado nos imigrantes. Ele falou dos imigrantes toda oportunidade que teve. Vai ser o mote da campanha dele, sem dúvida alguma. Aliás, estratégia manjada  da extrema-direita. Viktor Orban se perpetuou no poder na Hungria assim. Mas vamos ao que Trump disse:

– que os imigrantes matam os americanos

– que os imigrantes tomam o lugar dos americanos nos hospitais

– que os imigrantes são todos terroristas

– que os imigrantes vivem em hotéis de luxo enquanto os veteranos vivem nas ruas.

– que eles estão tomando os empregos dos negros e hispânicos

Quando perguntado se deportaria também quem está trabalhando e é casado com americano, aí, Trump fugiu da resposta.

Aborto

😎 Ele moderou o discurso.

– Disse que é a favor da decisão suprema sobre manter os remédios para o aborto

– Que é a favor do aborto em questões extraordinárias como estupro (mas só até seis semanas)

– Que a única coisa que era a favor é a de que sejam os estados que regulem a questão

– Mas saiu com fakenews de que bebês aos nove meses de gestação são mortos

Tixa do céu!!!! Mas até o Trump é a favor do aborto e diz isso em pleno debate? Então, darling, lá a questão do aborto ganhou outra dimensão. Desde que o Supremo decidiu passar o tema para os estados, muitos proibiram os abortos. E aí o que aconteceu? Meninas começaram a morrer e a sociedade começou a se mobilizar. Por isso Biden abraçou a bandeira e Trump moderou o discurso.


📖 O que ler por aí:

Uma performance desajeitada e uma festa do pânico by New York Times

Como Biden pode ser substituído, by Politico


De olhos nas pesquisas

Na quinta-feira, até o New York Times mostrou que o Trump voltou a liderar, com pelo menos um ponto na frente. O primeiro gráfico mostra o histórico das pesquisas no último mês e a média é feita pelo RealClearPolitics. Diferença de 1,5 ponto entre Biden e Trump. O segundo gráfico, que é o compilado pelo  New York Times, mostra Trump com 46% e Biden com 45%. Lembrando que as pesquisas foram feitas antes do debate de ontem.

Todo dia, antes do mercado abrir, você pode saber tudo o que está rolando na eleição americana. É só inscrever na newsletter da Tixa, de graça, por aqui: https://www.tixanews.com.br/newsletter-eleicoes-americanas/

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.