Home Internet Cadastro Positivo: seu nome pode ser bom para o seu bolso

Cadastro Positivo: seu nome pode ser bom para o seu bolso

por Equipe Grão
0 comentário

O Cadastro Positivo, como o próprio nome já diz, é o banco de dados com nomes de consumidores que costumam pagar suas contas em dia. É uma reunião de informações sobre pessoas que cuidam tão bem das suas finanças que não atrasam débitos. Interessante, não é mesmo?

Parece uma novidade, mas o Cadastro Positivo existe desde 2011. Tudo bem que funcionar mesmo foi a partir de 2013, mas sem decolar no início porque era totalmente opcional e muita gente nem sequer ouviu falar da novidade e se fazia sentido aderir a ela.

Até 2019, ter os dados inseridos no Cadastro Positivo era uma escolha a cargo do consumidor. A partir da aprovação da Lei Complementar nº 166/19, de 8 de julho de 2019, todos os que possuem CPF registrado passam a fazer parte do Cadastro Positivo automaticamente. Agora, quem não quiser permanecer lá precisa pedir para que seus dados sejam retirados – e isso pode ocorrer a qualquer momento.

Como funciona o Cadastro Positivo? O que fica registrado lá?

O Cadastro Positivo é o registro de todas as informações a respeito de crédito (empréstimos, cartões de crédito, cheque especial, financiamentos etc.). Se você paga em dia, sua pontuação aumenta e seu nome se destaca, o que pode significar melhores taxas e condições personalizadas em diversas transações financeiras.

A ideia é conhecer o perfil de pessoas físicas e jurídicas quando o assunto são seus compromissos financeiros. As parcelas estão em dia? Quantas vezes o consumidor atrasa? E se atrasa, volta a pagar em dia e coloca toda a situação em dia? Isso também vale para contas de consumo (água, luz, telefone e gás).

Os detalhes das transações não são repassados, portanto fique tranquilo. As informações enviadas dizem respeito ao lado financeiro da operação: valor do débito, valor das parcelas e situação dos pagamentos, por exemplo.

Sua história e se você paga tudo direitinho e em dia formam parte do banco de dados do Cadastro Positivo, que é administrado por quatro empresas autorizadas pelo governo para este trabalho.

Leia também: Conta digital: combina com educação financeira e você vai ter uma

O Cadastro Positivo tem custo?

Não. Você não precisa pagar nada para manter seus dados no Cadastro Positivo, nem tampouco para usufruir de melhores condições por conta de estar em dia ou para solicitar a exclusão do seu histórico da base de dados. Todo o uso é gratuito para o consumidor.

Quais as vantagens do Cadastro Positivo?

Ao conhecer melhor seu histórico de bom pagador, a ideia é que isso se transforme em melhores condições para seguir consumindo com tranquilidade. Ou seja, taxas de juros menores nos empréstimos, prazos mais dilatados, aprovação de crédito mais rápida, entre outras vantagens. Vejamos o que pode acontecer:

1. Avaliação financeira personalizada

Quanto mais informações sobre como você lida com suas contas e compromissos financeiros, melhor para saber seu grau de responsabilidade com as próprias finanças e sua capacidade de pagamento.

Isso se traduz em uma avaliação mais personalizada quando você precisar de crédito. Talvez você possa ter um limite maior ou uma possibilidade de pagamento diferenciada, e vai descobrir isso com a ajuda do Cadastro Positivo.

2. Condições melhores nos bancos e financeiras

Se você paga em dia, não costuma se atrapalhar com dívidas e os compromissos financeiros assumidos são sempre honrados, tudo isso vai servir para elevar o potencial de seu nome para melhores condições nos bancos e financeiras.

Desde vantagens em determinados produtos até mesmo taxas de juros mais baixas e condições diferenciadas nos empréstimos, tudo estará associado à sua pontuação (score) de crédito e aos detalhes do Cadastro Positivo.

3. Agilizar o relacionamento bancário

Se os registros que envolvem o seu nome mostram que você honra seus compromissos em dia e não tem problemas com contas abertas e dívidas, por que o banco precisaria complicar um empréstimo aderente ao seu perfil? Pois é, o Cadastro Positivo pode ser útil para agilizar o seu lado no relacionamento com as instituições financeiras.

Leia também: 5 Hábitos para economizar e ser uma pessoa melhor

Como consulto o Cadastro Positivo relacionado ao meu CPF?

Você pode acessar suas informações envolvendo o Cadastro Positivo diretamente através dos sites das empresas autorizadas a cuidar destes dados: Serasa ExperianBoa Vista SCPCSPC Brasil e Quod.

Nos sites, você vai encontrar a opção “Cadastro Positivo”. Escolha esta opção e siga os passos para cadastro e acesso às suas informações – pode ser que o primeiro login seja um pouco mais complicado, mas tenha paciência e siga as instruções dadas pelo próprio site.

Para ter acesso aos dados, você terá que informar dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, entre outros e criar uma senha de acesso ao site. Isso é normal, afinal de contas é importante que só você seja capaz de acessar suas informações. As empresas também costumam ter App, você pode baixar e consultar no seu celular também quando quiser.

Existe algo ruim no Cadastro Positivo?

Algumas críticas são feitas ao fato de que as instituições financeiras poderão acessar e conhecer melhor seus potenciais clientes, mas nem por isso oferecer de fato condições tão melhores em termos de taxas e benefícios.

Assim, alguns críticos acham que o Cadastro Positivo vai ser mais uma ferramenta de mitigação de risco para as instituições financeiras que propriamente um conjunto de dados capaz de mudar a oferta de produtos financeiros para os consumidores.

A participação obrigatória também merece atenção. Conforme explicamos, desde julho de 2019 todos os CPFs registrados são automaticamente inseridos na base de dados, mas quem não quiser compartilhar estes registros pode pedir a exclusão. Muitos não sabem disso.

A preocupação com a privacidade e acesso aos dados também é alvo constante de críticas. Para muitas pessoas, são informações sensíveis e há uma sensação de invasão, mesmo com detalhes de cada transação não sendo repassados, conforme também mostramos. Por fim, a relação entre o Cadastro Positivo e a pontuação (score) de crédito também é polêmica. Como as empresas de proteção ao crédito (SPC, Serasa, Boa Vista etc.) usam regras proprietárias para calcular a nota, não fica claro como o Cadastro Positivo interfere.

Leia também: Renegociar o aluguel: como agir para aliviar o orçamento

Como faço para cancelar o Cadastro Positivo?

Agora você já sabe que a inclusão do seu CPF será feita de forma automática, mas você pode solicitar a retirada dos seus dados a qualquer momento. Para isso, você deve fazer contato direto com uma das quatro empresas autorizadas pelo governo para cuidar dos seus dados no Cadastro Positivo.

Você não precisa entrar em contato com as quatro empresas, basta solicitar o cancelamento através de uma delas e os dados não poderão ser mais compartilhados entre elas ou entre instituições financeiras.

Se você já fez seu cadastro no site de uma dessas empresas, deve existir lá dentro uma opção de cancelamento ou uma forma de contato direto com algum atendente capaz de ajudá-lo(a) com esta solicitação. A exclusão geralmente acontece em até dois dias úteis depois de solicitado o cancelamento.

Se você prefere o telefone, escolha uma empresa e faça o pedido de cancelamento. Os números estão abaixo:

  • Serasa: 0800 776 6606;
  • SPC: 0800 887 9105;
  • Boa Vista: 0800 727 0201.
https://www.youtube.com/watch?v=yILXhpHeRm0
Assista: Como Melhorar sua pontuação no Serasa e SPC

Nome bem cuidado? Então #boraguardar na Grão!

A equipe da Grão está ao seu lado para ajudar você a cuidar daquilo que você tem de mais importante, o seu nome. Estar em dia com as contas e, principalmente, com uma boa pontuação no Cadastro Positivo, ajuda você a conquistar mais rápido seus objetivos – e é isso que queremos.

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade em todos os nossos canais de mídia e redes sociais, então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Se manter o seu nome sempre limpo é importante, guardar dinheiro como parte de um plano para alcançar seu objetivo também é fundamental. Quanto mais você guardar, mais fácil será cuidar bem do seu nome. Baixe nosso App e experimente a jornada de educação financeira que preparamos para você. Vem pra Grão!

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.