Os contratos futuros do café arábica na ICE se recuperaram nesta terça-feira, após atingirem o menor nível em nove meses mais cedo na sessão devido ao clima favorável no Brasil, enquanto o café robusta atingiu o menor nível em seis meses.
Os futuros do açúcar bruto caíram.
Café
O contrato janeiro do café robusta ficou quase estável a 2.245 dólares por tonelada, após atingir o nível mais baixo desde o início de abril, a 2.223 dólares.
Operadores observaram um clima favorável no Vietnã.
As exportações de café do Vietnã, maior produtor de robusta, caíram 8,3% nos primeiros nove meses de 2023 ante o mesmo período do ano passado, mostraram dados do governo.
O Brasil, por sua vez, exportou 625 mil sacas de robusta em setembro, um aumento de mais de 300% em relação ao ano anterior.
O dezembro do café arábica subiu 1,45 centavo ou 1%, para 1,475 dólar por libra-peso, após atingir o menor nível em nove meses de 1,4370 dólar.
Os operadores disseram que continua chovendo no Brasil, maior produtor, e que os cafeeiros estão florescendo bem em resposta.
Açúcar
O contrato março do açúcar bruto recuou 0,13 centavo, ou 0,5%, a 27,05 centavos de dólar por libra-peso.
As usinas brasileiras produziram 3,36 milhões de toneladas de açúcar na segunda quinzena de setembro, quase o dobro da quantidade vista nesta mesma época do ano passado e acima das expectativas dos analistas.
Mesmo assim, o açúcar está sendo sustentado por preocupações com o abastecimento da Índia e da Tailândia, à medida que reina o clima adverso.
O dezembro do açúcar branco caiu 1,40 dólar, ou 0,2%, para 719,70 dólares a tonelada.