A Caixa celebra, nesta quinta-feira (5), um acordo de cooperação técnica com o Sebrae para que microempreendedores individuais (MEI) realizem pequenos reparos nas agências.
A parceria supre uma demanda do banco por maior agilidade e melhor custo-benefício na execução desses serviços e, concomitantemente, contribui para o fortalecimento do segmento e o desenvolvimento econômico regional.
<<< Siga o perfil do Dinheirama no Bluesky >>>
Para a Caixa, a parceria oportuniza o crescimento de um segmento estratégico e promove a bancarização, a inclusão e o estímulo às ações de empreendedorismo desses microempreendedores individuais.
Além disso, essa prestação de serviços nas agências diversifica o quadro de fornecedores do banco, gerando economia e agilidade na realização dos reparos.
Essa é mais uma ação da Caixa com foco na geração de emprego e renda. Serão oportunidades para os empreendedores do país inteiro, diz Carlos Vieira, disse o presidente da CAIXA.
O presidente exaltou ainda a parceria com o Sebrae, reforçando a importância das ações de capacitação da entidade para o empreendedorismo do país.
“Todos reconhecem o Sebrae como indutor da capacitação de brasileiros e brasileiras que querem se tornar empreendedores. Para a Caixa, como instituição financeira, é muito importante ter um órgão que exerça o papel de braço orientador desses empresários. É fundamental que os microempreendedores tenham essa noção já no ponto de partida dos seus negócios”, afirma Vieira.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o acordo aumenta a formalização dos microempreendedores brasileiros.
Ao conquistarem um CNPJ, os microempreendedores individuais aumentam sua renda em até 25%. Com esta parceria, o Sebrae e a Caixa estão abrindo as portas da cidadania para os MEI.
Neste momento, o país aponta que 60% dos brasileiros querem ser empreendedores. As pessoas que passaram a produzir como microempreendedores individuais criaram o sentimento de liberdade na produção para construção da renda, empreendem com criatividade, fazem negócio e buscam escala, diz Décio Lima, presidente do Sebrae.
A possibilidade de manutenção das agências da Caixa por microempreendedores individuais contribui para a capacitação desses pequenos empresários, que, a partir dessa experiência, também estarão aptos a prestar serviços para outras grandes empresas.
A iniciativa facilita a entrada do MEI no mercado de trabalho, potencializando seus negócios e a prospecção de novos clientes.
Próximos passos:
As empresas receberão capacitação, orientação e consultoria para atuação junto à Caixa.
O banco vai disponibilizar um edital de credenciamento para que microempreendedores especializados em serviços de hidráulica, elétrica, marcenaria, entre outras especialidades, se cadastrem e passem a realizar reparos nas agências do banco.
O processo de contratação será simplificado, com realização de credenciamento em até cinco dias úteis e pagamento dos serviços prestados em até um dia útil.
A previsão é que o modelo seja oferecido em todos os municípios com agências do banco, com uma lista de mais de 80 tipos serviços disponíveis.