Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Caixa propõe liberação de compulsório para financiamento habitacional, diz presidente

Caixa propõe liberação de compulsório para financiamento habitacional, diz presidente

"Nós entendemos que, já que o mercado vem perdendo muitos recursos em poupança, é necessário também repensar o compulsório", disse Serrano

por Reuters
3 min leitura
"Nós estamos propondo que seja liberado o compulsório vinculado a financiamento habitacional", disse Serrano

 A presidente da Caixa Econômica, Maria Rita Serrano, disse nesta terça-feira que está propondo ao Ministério da Fazenda a discussão com o Banco Central sobre a liberação do compulsório vinculado ao financiamento habitacional.

Finclass Vitalício Quadrado

“Nós entendemos que, já que o mercado vem perdendo muitos recursos em poupança, é necessário também repensar o compulsório”, disse Serrano, durante evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em São Paulo.

A presidente da Caixa afirmou que entregou ao Ministério da Fazenda uma proposta para que se discuta com o BC novas regras de compulsório.

“Nós estamos propondo que seja liberado o compulsório vinculado a financiamento habitacional”, disse Serrano. “Não tem sentido você manter a mesma regra de compulsório com os recursos de poupança diminuindo.”

Ela também defendeu a desburocratização de processos a fim de diminuir os custos e, consequentemente, repassar essa redução ao cliente final.

Serrano acrescentou que o banco atingiu na última sexta-feira a marca de 700 bilhões de reais de carteira de crédito imobiliário, com 6,6 milhões de contratos, um crescimento de 9,56% em relação ao fechamento do ano de 2022.

Finclass Vitalício Quadrado

“Isso faz com que a Caixa retorne àquilo que o presidente Lula, inclusive, quando me indicou para ser presidente me solicitou veementemente e como tarefa principal: que a Caixa voltasse a ser protagonista do desenvolvimento do país.”

Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi questionado sobre suas intenções quanto à alteração na chefia do banco público e, em declaração a repórteres, disse que neste momento, não está disposto a modificar a gestão.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.