O conceito mais simples da educação financeira é gastar menos do que se ganha, e investir essa diferença. No entanto, muita gente tem dificuldades com isso por conta do padrão de vida adotado, que é a soma de necessidades e desejos de consumo.

Em tempos de crise, as coisas ficam piores, pois a geração de renda corre riscos de ser reduzida com desempregos e quedas nas vendas, dificultando ainda mais o equilíbrio das contas domésticas.

O que fazer? Bem, as alternativas são simples: geramos mais renda, ou cortamos as despesas (ou as duas ao mesmo tempo). Como gerar renda leva mais tempo, a primeira coisa a ser feita é cortar as despesas, e aqui é que queremos mostrar algo muito interessante e esquecido pela maioria das famílias.

A maioria de nós consome diversos serviços que geram custos fixos todos os meses, como as tarifas das contas bancárias, as anuidades do cartão de crédito, os planos mal feitos do telefone celular, os combos da TV por assinatura, internet e telefone fixo, o seguro do seu automóvel, e por aí vai.

Apenas realizando alguns ajustes nestes custos, trocando ou eliminado alguns componentes que estão envolvidos em cada um deles, você já terá economias expressivas no seu dia a dia.

E para facilitar este trabalho para você, nós do PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, lançamos recentemente a campanha Aqui se Economiza, que é uma super calculadora online que ajuda o consumidor a economizar.

Utilizando essa super calculadora, os usuários vão inserir onde e quanto estão gastando em cinco setores diferentes do seu dia a dia, como estes que mencionamos acima (telefone celular, cartão de crédito, seguro de carro, etc.), e vão receber de volta a melhor opção para economizar nessas situações, mostrando claramente, o quanto pode sobrar de dinheiro no fim do mês.

A campanha já está no ar desde o começo de fevereiro e, em média, a economia encontrada foi de R$2.800, porém na melhor situação um usuário chegou a atingir mais de R$6.000 em um ano!

Para acessar a super calculadora, clique aqui e siga as instruções. Faça uso desta poderosa ferramenta, mas seja rápido, pois esta campanha é temporária.

Estamos aqui para somar, e desejamos sucesso na sua vida financeira! Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela PROTESTE, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “calculating finance”, Shutterstock.

PROTESTE
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários