O Instagram anunciou nesta terça-feira (19) a fase de testes de uma nova ferramenta que permitirá aos usuários, incluindo adolescentes, redefinir as recomendações de conteúdo exibidas nas seções Explore, Reels e Feed. A funcionalidade busca oferecer um “recomeço” para aqueles que desejam renovar os temas e contas sugeridos pela plataforma, promovendo uma experiência mais alinhada às mudanças de interesse e preferências pessoais.
A iniciativa se soma a um conjunto de ferramentas já disponíveis que permitem maior controle sobre o conteúdo visualizado no Instagram, empresa da Meta (META; M1TA34). Agora, com poucos cliques, será possível apagar o histórico de recomendações e recomeçar a personalização com base nas novas interações realizadas. Além disso, o recurso dará aos usuários a opção de revisar a lista de contas seguidas e deixar de seguir aquelas que não atendem mais aos seus interesses.
Conteúdo seguro
Como parte do compromisso em oferecer experiências seguras e adequadas para adolescentes, a Meta – empresa controladora do Instagram – reforça que a ferramenta está alinhada com medidas de proteção já implementadas, como as regras mais rígidas sobre o que é exibido para contas de menores de idade. A empresa também publicou uma nova página no Transparency Center, detalhando como monitora e limita o acesso a conteúdos sensíveis para esse público.
A plataforma quer garantir que adolescentes possam adaptar o que veem ao que realmente os interessa. Entre os recursos já disponíveis estão a possibilidade de criar listas de favoritos, organizar as interações na seção “Sua Atividade” e usar o Feed de Seguidores para visualizar publicações em ordem cronológica.
Como parte do lançamento, o Instagram se uniu às especialistas em organização Joanna e Clea, do The Home Edit. A colaboração busca inspirar pais e adolescentes a “organizar” suas contas no Instagram de forma semelhante à organização de uma casa, revisando regularmente o que consomem e buscando novas opções que reflitam suas paixões e interesses.
Personalização
Além da nova funcionalidade de “zerar” o algoritmo, a plataforma oferece outras formas de personalizar o uso, como marcar conteúdo como “Interessante” ou “Não Interessante” e usar palavras ocultas para evitar postagens com termos indesejados. A Meta também destaca que a ferramenta será disponibilizada globalmente em breve, reforçando o compromisso com a criação de experiências mais relevantes e positivas para todos os usuários.