Home Ciência e Tecnologia Cápsula Starliner da Boeing é lançada em 1º voo tripulado

Cápsula Starliner da Boeing é lançada em 1º voo tripulado

A Boeing quer que o Starliner concorra com a cápsula Crew Dragon da SpaceX

por Reuters
0 comentário

A nova cápsula Starliner da Boeing (BA) foi lançada da Flórida nesta quarta-feira, em um primeiro voo de teste após adiamentos anteriores, transportando uma tripulação.

O lançamento é um marco nas ambições da gigante aeroespacial de intensificar sua competição com a SpaceX, do bilionário Elon Musk.

O CST-100 Starliner, com dois astronautas a bordo, decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, amarrado a um foguete Atlas V fornecido e pilotado pela United Launch Alliance (ULA), joint venture da Boeing-Lockheed Martin.

A cápsula em forma de gota e sua tripulação partiram ao encontro da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), dois anos depois que o Starliner completou sua primeira viagem de teste ao laboratório orbital, sem astronautas a bordo.

As manobras de atracação com a tripulação representarão outro teste para o Starliner, seguido aproximadamente uma semana depois pelo teste de retorno à Terra.

A Boeing quer que o Starliner concorra com a cápsula Crew Dragon da SpaceX, que desde 2020 é o único veículo da NASA para enviar tripulantes da ISS para órbita a partir de solo norte-americano.

Problemas de última hora anularam as duas primeiras tentativas de lançamento tripulado do Starliner. A contagem decrescente de 6 de maio foi interrompida duas horas antes do lançamento devido a três questões que exigiram semanas de trabalho adicional.

Outra tentativa no sábado passado foi interrompida menos de quatro minutos antes da decolagem, devido a uma falha no computador da plataforma de lançamento.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.